Ação lembra Dia de Combate à Tuberculose

24/03/2017 14:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Conscientização foi promovida no Terminal Central

O vendedor Carlos Alberto Venâncio de Araújo, 40 anos, passou por um tratamento de tuberculose durante seis meses. Ele sabe bem a importância de descobrir o diagnóstico e realizar todos os procedimentos para a cura. Nesta sexta-feira (24), foi multiplicador das informações sobre a doença no Terminal Central, em Macaé. Na ocasião, os profissionais do Programa de Vigilância e Controle da Tuberculose e estudantes de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estiveram no espaço. O objetivo foi conscientizar a população sobre o problema da tuberculose, além da oferta de exames com coleta de material para análise.

- Tive tosse, febre, suava muito durante a noite e sentia dor no peito. Quando descobri a doença senti um pouco de medo, mas hoje sou consciente que ela tem cura. Não tinha informações sobre a tuberculose antes de descobri-la, portanto, esse tipo de ação é fundamental para que outras pessoas possam ser direcionadas para realizar exames - explica o vendedor.

A campanha, que visa a busca ativa de pessoas sintomáticas, seguirá entre os dias 27 e 31 na sala de espera das unidades de saúde. A iniciativa celebra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta sexta-feira. A ideia é sensibilizar o indivíduo que apresente tosse há mais de três semanas. É o caso da auxiliar de serviços gerais Mariana Porto Bastos, 53 anos. Ela recebeu o material informativo e avisou: "Vou logo fazer esse exame, pois tenho uma tosse seca que persiste sempre".

A coordenadora de enfermagem na Atenção Básica, Carla Corga, lembra que a tuberculose tem cura, o tratamento é simples e dura em média seis meses. "O abandono do tratamento favorece a transmissão da doença para outras pessoas, através da fala, tosse e espirro", disse.

O Programa de Vigilância e Controle da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. De acordo com a coordenadora do programa, Raquel Lima, todos os anos surgem aproximadamente 150 novos casos. "Ao apresentar os sintomas, o indivíduo pode procurar o programa, onde é feito o diagnóstico através de exames laboratoriais e raio-x de tórax. O exame é eficaz e o resultado é obtido em 24 horas", frisou.

Tuberculose - A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que atinge principalmente os pulmões, mas a doença pode ocorrer em outras partes do corpo como os rins, ossos, meninges. Tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre ao fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito pode ser tuberculose.

O tratamento deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o médico confirma a cura por meio de exames. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o.


Fotos Relacionadas