Ação social leva conhecimentos de Direito e Nutrição a idosos

18/10/2019 16:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

CCI oferece diversas atividades visando a qualidade de vida dos idosos

Idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) receberam orientação dos universitários dos cursos de Direito e de Nutrição da faculdade Estácio de Sá (campus Macaé). A ação social destacou o atendimento de alunos para a comunidade além dos muros da instituição de ensino.

O trabalho social foi coordenado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio de Sá, gerenciado pela professora de Direito, Camila do Bem. "Trabalhamos com atendimento jurídico e acompanhamento de processos, inclusive de direito previdenciário", avisou ela, que contou com 12 alunos de Direito como suporte nessa atividade.

A professora de Nutrição da faculdade, Viviane Wagner, que também atua no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da prefeitura, contou que ela e seis alunos fizeram avaliação para diagnóstico do estado nutricional. Na oportunidade, foi realizada a medição de altura e peso dos idosos. "Também utilizamos banners para orientar sobre práticas saudáveis de alimentação, como a importância de se evitar consumo de alimentos industrializados e ultra-processados", explicou.

A coordenadora do CCI, Mariléa Ramos, informou que no Centro de Convivência há atendimento para cerca de 600 idosos. Além da parceria com diversas instituições, esse espaço da Prefeitura de Macaé oferece aulas de ginástica, de canto, de teatro e outras. Nele, também há roda de conversa com orientação de psicóloga, ações festivas em datas importantes como dia das Mães, Natal e outras.

Na próxima segunda-feira (21), a partir das 14h, o CCI será palco da Tarde da Beleza e de Gincana, fatos que prometem animar os idosos. Já na tarde do último dia do mês (31) haverá um baile Retrô, com a vibração e a alegria do DJ Alex Ferreira.

Mariléa ressalta que a função do CCI é promover a qualidade de vida dos idosos. "Muitos sofrem depressão e isolamento e encontram no nosso espaço, apoio e alegria, além de valorização e novas amizades", conta ela.

O Centro de Convivência ao Idoso funciona na Estrada do Caminho, s/n°, bairro Ajuda de Baixo. Outras informações no telefone 2796-1113.


Fotos Relacionadas