Acessibilidade prepara Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

30/10/2014 17:44:00 - Jornalista: Lourdes Acosta/Assessora Semds

Foto: Divulgação

A definição dos eventos aconteceu em uma reunião realizada na Casa dos Conselhos, nesta quinta-feira (30)

A subsecretaria de Acessibilidade e Proteção à Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), em reunião preparatória com parceiros (órgãos municipais e entidades não governamentais), nesta quinta-feira (30), na Casa dos Conselhos, definiram os eventos que serão realizados durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Os eventos comemorativos e alusivos ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), e ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência (09/12), visam conscientizar a sociedade e sensibilizar as pessoas sobre diversos fatos e direitos baseados na legislação sobre a pessoa com deficiência. A reunião preparatória contou com a participação de representantes do âmbito governamental - Secretarias de Educação e Meio Ambiente, Fundação Municipal de Esporte e Turismo (Fesportur), Subsecretaria e Conselho do Idoso, Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Cepod) -, e da sociedade civil como a Associação Pestalozzi de Macaé e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

De acordo com a subsecretária de Acessibilidade, Camila Butinholli, a participação dos parceiros é muito importante para a formação de uma rede em prol da pessoa com de deficiência. “Estamos construindo parcerias para fortalecer a Semana da Pessoa com Deficiência e, através disso, fomentar um trabalho em rede, iniciando com a participação das diversas instituições civis que prestam assistência às pessoas com deficiência. Além disso, estaremos lançando a campanha que iremos trabalhar do longo de 2015”, pontuou.

As entidades alinhavaram ações a serem realizadas no período de 8 a 13 de dezembro com os mais diferenciados temas. Estão incluídas na programação palestras, dança, capoeira, coral em libras, exposição de trabalhos manuais, trilha interpretativa e inclusiva, sensibilização através de folheto explicativo, blitz no trânsito com a colocação de adesivos, e Olimpíada da Pessoa com Deficiência de Macaé (Olimpede), entre outras.

No Brasil, 24% da população têm alguma deficiência, segundo dados do último senso estatístico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Macaé, há 53 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

Garantia dos direitos – Recentemente, o país ganhou um reforço na luta pela garantia de direitos das pessoas com deficiência, com a instituição do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esse plano organiza as ações em quatro eixos: acesso à educação, acessibilidade, atenção em saúde e inclusão social. Em Macaé, a Prefeitura avançou fazendo adesão ao Plano Nacional e ressaltando o acordo com a Convenção dos direitos da pessoa com deficiência.

- Há um crescimento na área da acessibilidade. Já temos outro momento, porque as atenções estão voltadas para a questão. O exemplo disso foi o recente seminário municipal sobre educação inclusiva, que foca a pessoa com deficiência e pensa numa escola e numa cidade para todos -, afirmou o presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Barcellos.