Ações de demolição continuam no bairro Ajuda

14/08/2019 15:49:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Divulgação

Famílias são realocadas para o Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi

A Secretaria Adjunta de Habitação, junto com a equipe de Pronta Ação, participou esta semana de mais uma ação de demolição no bairro Ajuda. O trabalho faz parte do cronograma de entrega das 128 casas no Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi, dentro da política habitacional que promove Regularização Fundiária de áreas de invasão.

Os imóveis demolidos são construções irregulares e as famílias já realizaram ou estão realizando a mudança para o Conjunto Habitacional Carlos Emir Mussi. São famílias oriundas de construções impróprias do Complexo da Ajuda. “A Regularização Fundiária foi um grande avanço das políticas públicas na área de habitação, que consiste na regularização de assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia”, pontua a Secretária de Habitação, Tânia Jardim.

A Habitação esteve na ação com equipe formada por arquiteto, assistente social e engenheiros e faz parte junto com integrantes das secretarias municipais e adjuntas de Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos, Ambiente e Sustentabilidade, Procuradoria Geral, além das polícias Civil e Militar.

O arquiteto e Urbanista, Renato Schueler, lotado na Habitação, esclarece que toda demolição é de acordo com a família, dentro do consentimento e normas, também acrescenta:"Todas as demolições são realizadas com o acordo do morador, estando já realocado em sua nova residência”.

Ana Paula Paiva, engenheira responsável pela ação, pontua a preocupação e o cuidado em realizar a demolição, visto que tem construções próximas e todo o trabalho tem que ser acompanhado minuciosamente. “Estamos em uma fase delicada da ação de demolição, que requer muita atenção e cuidado, além da proximidade de construções remanescentes que deverão ser preservadas, tem a proximidade, também, de um dos cursos d´água que causa fragilidade no solo e não pode ser contaminado com dejetos”, explica a engenheira, acentuando a importância da equipe ,que foi formada e está preparada para esses desafios, alcançando assim o objetivo.

A Equipe Pronta Ação informa que, em breve, haverá prosseguimento das ações de demolições, com um novo planejamento, levando em consideração as condições climáticas, dentro das ações propostas no cronograma.


Fotos Relacionadas