Ações marcam Dia Mundial do Meio Ambiente em Macaé

05/06/2019 15:09:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Atividades no Parque do Barreto reuniram diversos estudantes

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), Macaé promove vasta programação. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza. Durante a manhã, o Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto recebeu 150 estudantes da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa). No encontro, os alunos participaram das atividades esportivas, apresentação musical e plantio de muda de árvore. Já no período da tarde, uma partida de futebol feminino do time Engenho da Praia marcou a data.

O chefe do Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, Henrique Charles, afirmou que o encontro buscou integrar o aluno à natureza. “Para respeitar o meio ambiente é preciso que as pessoas conheçam e sejam agentes multiplicadores. Por isso, a programação teve essa preocupação da inclusão”, acrescentou Henrique.

Para a professora do 8º ano do Ensino Fundamental, Patrícia Sena, as atividades representam uma oportunidade de gerar cidadãos conscientes. “Estamos sempre mostrando como manter o meio ambiente limpo, fazer o descarte correto do lixo, porém, ter contato com a informação dentro de um parque faz toda diferença”, disse.

A estudante Marina Mancebo, 14 anos, afirmou que está acostumada a preservar o meio ambiente, pois faz parte de um grupo de escoteiros. “Já tenho como hábito agir corretamente com o meio ambiente. Quando vejo que algo está errado como, por exemplo, um copo descartável no chão, fico incomodada”, frisou.

As atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente ainda aconteceram na Área de Proteção Ambiental (APA do Sana), com palestras e distribuição de sementes de hortaliças, no Portal do Sana. A ação será promovida, também, na sexta-feira (7).

A Escola Municipal Fantina de Mello, no Frade, realizará palestras de quarta a sexta-feira. Os palestrantes, o engenheiro florestal, Oduvaldo Filho, a gestora Ambiental Ariane Poubel, o coordenador de Fauna da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto e o chefe da APA do Sana, César Romero irão falar sobre Consumo Sustentável, Mata Atlântica e Crimes Ambientais. Haverá, também, distribuição de sementes de hortaliças, como salsinha, cebolinha, alface, tomate cereja, entre outros.

Os trabalhos executados pelo Parque Municipal do Atalaia estarão expostos no Fórum de Macaé, no setor da OAB, nesta quarta e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na quinta-feira (6).


Fotos Relacionadas