Adiada para 22 de agosto licitação das empresas de ônibus

12/07/2005 12:27:24 - Jornalista: Cesar Dussac

A Comissão Permanente de Licitação comunica às empresas de ônibus interessadas e à população em geral que foi adiada para 14h30m de segunda-feira, 22 de agosto, a abertura dos envelopes referentes à Concorrência Pública nº 002/2004, data definitiva. A informação é do secretário municipal de Transporte, Fernando Magalhães e do presidente da Comissão, João Luís de Faria.

Segundo Fernando Magalhães, as empresas estarão disputando a concessão da exploração das 49 linhas do município, inclusive da região serrana, cujos moradores têm sofrido com o mau atendimento, apesar da redução do preço da passagem. “Após a licitação, as empresas vencedoras terão um prazo aproximado de dois meses para se adequar às exigências da administração municipal. Em seguida, a Secretaria vai implantar o Plano de Tráfego do Município, que já está pronto há alguns meses, fruto de estudos técnicos da Secretaria”, informou Fernando.

O secretário de Transporte afirma que tem conhecimento de tudo o que se refere ao atendimento à população e tem feito contato com os dirigentes das empresas, que sempre alegam a espera da licitação, para definirem seus papéis. “Após a introdução das mudanças planejadas pela Secretaria no sistema de transporte de passageiros, a fiscalização agirá com rigor junto às empresas exploradoras das linhas municipais, sempre buscando prestar os melhores serviços à população, conforme as metas da administração municipal”, observou Magalhães.

Conforme declarações de Fernando Magalhães, as empresas terão de colocar nas linhas ônibus novos, com ar condicionado, permanentemente. “Não basta cumprir as exigências apenas no início do contrato de concessão, como acontece até mesmo em municípios menores que Macaé. Os coletivos deverão passar por manutenção constante, para que seja mantida a qualidade da prestação do serviço, e a fiscalização da Secretaria estará atenta a isso”, concluiu o secretário.