Adolescentes participam de confraternização

15/12/2017 15:32:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Centro de Referência do Adolescente atendeu 235 jovens grávidas este ano

Adolescentes gestantes participaram na manhã desta sexta-feira (15), de uma confraternização no Centro de Referência do Adolescente (CRA), que funciona na Imbetiba. No local, elas recebem todo atendimento pré-natal, por uma equipe multidisciplinar. Neste ano, foram atendidas 235 meninas grávidas, sendo que 90 delas estão realizando o pré-natal.

A adolescente J. S., de 17 anos, conta que está grávida de 35 semanas da sua segunda gestação e faz o pré-natal com a equipe do CRA.

- Já tenho uma filha de 1 ano e três meses e todo o acompanhamento foi realizado no CRA. Participei de todas as consultas e aprendi que tenho que cuidar mais da saúde, principalmente da minha pressão, contou.

A jovem N. R., de 14 anos, e o companheiro Rômulo Ferreira, de 27 anos, também participam do grupo de gestantes e estão muito satisfeitos com o atendimento e as orientações que recebem dos profissionais do Centro de Referência do Adolescente.

- Aqui sou bem atendida e aprendi como amamentar o meu bebê, pois tinha muitas dúvidas sobre o assunto. Estou grávida de 36 semanas e estou sendo muito bem acompanhada, disse.

O jovem casal Gabriele Oliveira de 19 anos e Bruno Viana de 20 anos, também participam do grupo. A adolescente conta que antes de receber as orientações dos profissionais do CRA, não ligava em se alimentar corretamente.

- Comia muita besteira, como batata frita. Estou gostando muito de receber todo acompanhamento necessário. Aqui fiz muitos amigos também. Estou grávida de 13 semanas de um menino que se chamará Davi, disse contente.

Já o pai, Bruno disse que pretende ajudar a companheira a cuidar do filho com as orientações recebidas no CRA.

Equipe multidisciplinar

O Centro de Referência do Adolescente (CRA) conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, nutricionista, clínico geral, ginecologista/obstetra, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

Segundo a coordenadora geral do CRA, Monique Gouveia, existem 11.301 adolescentes cadastrados e somente este ano 1.053 novos prontuários foram abertos. Podem ser atendidos no local adolescentes de 10 a 19 anos de idade.

"Esses adolescentes são encaminhados ou procuram o centro por livre demanda", explicou. Ela acrescentou que no caso das adolescentes, existe uma equipe responsável em buscar as adolescentes que deixaram de fazer o pré-natal no local.

Segundo ela, muitas dessas adolescentes que não comparecem mais ao CRA preferem prosseguir com o acompanhamento na Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima de suas residências.

A assistente social Maria do Carmo Pinto, coordenadora do grupo de gestantes do CRA, conta que as jovens recebem orientações de como montar o enxoval do bebê, cuidados com o umbigo, banho e ainda registro civil (certidão de nascimento).

- As adolescentes recebem orientações para levar o seu bebê ao pediatra e sobre as vacinas. A nossa intenção é envolver também o companheiro dessas jovens, para que eles participem do pré-natal -, informou.

O grupo é formado na maioria por gestantes de 15, 16 e 17 anos de idade. Após o parto, essas adolescentes poderão participar da oficina de planejamento reprodutivo e puerpéria.

Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (22) 2796-1024. O Centro de Referência do Adolescente (CRA) funciona na Rua João Soares Pereira, Imbetiba.


Fotos Relacionadas