Aedes: escolas começam campanha de conscientização

14/02/2020 11:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin / divulgação

O objetivo é permitir que os estudantes sejam multiplicadores de informações e que o tema seja incluído no projeto político pedagógico de cada escola municipal.

As escolas municipais irão promover, na próxima quarta-feira (19), atividades específicas sobre o tema do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Com o tema "Agora é todo mundo contra o Aedes, você é nosso maior aliado", a mobilização contará com os pequenos da Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio. O objetivo é permitir que os estudantes sejam multiplicadores de informações e que o tema seja incluído no projeto político pedagógico de cada escola municipal. As ações de mobilização, coordenadas pela Secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), podem se estender até sexta-feira (21) nos espaços escolares da área central, bairros e região serrana.

Para erradicação dos focos do mosquito transmissor, diversos recursos podem ser utilizados nas escolas municipais, tais como discussões, redações e entrega de material informativo. O segmento da Educação Infantil, por exemplo, poderá participar de peças teatrais e atividades lúdicas com desenhos, música, jogral e materiais pedagógicos que estimulam o interesse dos alunos na faixa de dois a cinco anos sobre a temática.

Já no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Ensino Médio, as informações poderão ser repassadas de maneira mais específica junto às disciplinas como Ciências, Geografia e Historia. Eles poderão participar de consultas, pesquisas e assistir filmes sobre o tema.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, as escolas irão promover a reflexão dos alunos, pais, professores e a comunidade escolar sobre o tema. "É na escola que podemos manter informada a juventude e as crianças e eles levarem para dentro de casa uma nova atitude. A campanha deve ser permanente e todos podem usar 15 minutos por dia para não deixar nada de água parada dentro de casa", ressaltou.