Aedes: morador deve combater mosquito antes de viajar

17/06/2019 11:21:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Toda a semana agentes atuam em diferentes pontos da cidade com orientação e ações de eliminação do mosquito Aedes

Com a chegada do feriado de Corpus Christi (20) e de São João Batista (24), padroeiro da cidade, a Secretaria de Saúde de Macaé alerta a população para a necessidade de tomar cuidados para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti antes de saírem para viajar.

Antes do recesso, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) seguem com o trabalho de vistoria dos imóveis, orientando os moradores para que verifiquem os pratos de vasos de plantas, depósito de água dos animais, compartimentos de degelo da geladeira e ralos, pois são potenciais criadouros do mosquito.

Além do trabalho focal com aplicação de larvicida e controle mecânico, o CCZ faz inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos, como borracharia, ferro velho, cemitério e empresas. Também é realizada a pulverização com carro fumacê para eliminação do mosquito na fase adulta.

Essa semana o fumacê passa pelos bairros da Glória e Ajuda de Cima (segunda-feira), Trapiche e Imboassica (terça-feira) e Lagoa e Barreto (quarta-feira). O carro fumacê trabalha sempre às 6h e às 18h. Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.