Agenda Medicina Macaé faz primeira reunião

13/01/2005 18:07:00 - Jornalista:

“Depois desta visita me sinto mais macaense do que nunca”. A afirmação, do presidente da Fundação Educacional de Macaé, Jorge Aziz, foi feita após uma visita às instalações do Hospital Público Municipal Dr. Fernando Pereira da Silva.

Aziz esteve no hospital acompanhado da pró-reitora de extensão da UENF, professora Lílian Bahia e do vice-presidente da FUNEMAC, Paulo Adler, na manhã de ontem (13/01), participando da primeira reunião da Agenda Medicina Macaé, criada para coordenar o estudo de viabilidade técnica para a implantação do curso de Medicina em Macaé.

Os três estiveram reunidos com o presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM), Dr. Aluízio dos Santos Júnior e com o diretor técnico do HPM, Dr. Luís Porto, estabelecendo pontos para que seja iniciado o projeto. Entre eles a visita a instituições de ensino de referência no país, o apoio de pesquisadores renomados nas áreas hospitalares, graduação, pós-graduação e pesquisa, além da busca de parcerias que viabilizarão as pesquisas científicas.

A comissão da Agenda Medicina Macaé decidiu que será feito ainda neste primeiro semestre um workshop, aberto a comunidade, para que o projeto possa ser conhecido e debatido.

“Este projeto não é apenas de interesse da população macaense, mas sim de toda região”, disse Aluízio.

O presidente da Fundação explicou que a lei de criação e regulamentação da FMHM permite a parceria das instituições hospitalares, na criação de áreas de ensino, neste caso a Faculdade de Medicina, podendo assim oferecer melhoria na qualidade de vida da população, além de promover a formação e treinamento de pessoal técnico e auxiliar.

De acordo com a pró-reitora Lílian a previsão é de que o projeto fique pronto em oito meses e após aprovação seguem os tramites burocráticos para implantação efetiva da Faculdade de Medicina.

Lílian, depois de declarar que o município de Macaé está muito bem preparado para a instalação de uma Faculdade de Medicina, ficou encantada com o HPM.

“Não imaginava que ele fosse tão grande e já estivesse com este volume de atendimentos com tão pouco tempo de existência”, exclamou.

Jorge Aziz também fez uma rápida explanação de como será o complexo universitário, cuja obra terá início em abril.

“A obra do primeiro bloco já foi licitada e a construção começa nesse primeiro semestre”, disse.

Comissão

A Comissão da Agenda Medicina Macaé foi criada durante uma reunião do prefeito de Macaé, Riverton Mussi com o reitor da UENF, Raimundo Braz Filho. A comissão é formada pela pró-reitora de extensão, Lílian Bahia, pró-reitor de graduação, Almy Cordeiro de Carvalho e o professor Fernando Saboya e representando Macaé estão o presidente da FMHM, Dr. Aluízio dos Santos Júnior, o presidente da Funemac, Jorge Aziz, o vereador Pedro Reis e o deputado Glauco Lopes.