Agentes de endemias atuam em todo o município

03/06/2019 17:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Agentes de endemias intensificam visitas domiciliares, com distribuição de material informativo, abordagens e vistorias

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica os trabalhos de orientação e conscientização sobre o combate e a prevenção do Aedes aegypti. Os agentes de endemias estão passando por todas as localidades e bairros da cidade.

A previsão de chuva para os próximos dias proporciona condições ideais para reprodução do mosquito, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Daí a importância de reforçar a limpeza dos quintais e áreas ao ar livre. Objetos como garrafas, pneus, potes e copos devem ser eliminados ou acondicionados de forma a não acumular água.

Nesta terça-feira (4), a equipe de Educação em Saúde realizará palestra, a partir das 9h, na Escola Professor Joaquim Luiz Pinheiro, no Alto dos Cajueiros. Os agentes de endemias intensificam visitas domiciliares, com distribuição de material informativo, abordagens e vistorias.

Já o carro fumacê segue com o cronograma da semana sempre às 6h e às 18h. O trabalho de pulverização será nos bairros Lagomar e Jardim Carioca I (terça, dia 4), Jardim Franco (quarta, dia 5), Lagomar (quarta, dia 5), Parque Valentina Miranda (quinta, dia 6), Mirante da Lagoa (sexta, dia 7) e Imboassica (sexta, dia 7), além do distrito de Glicério (quinta, dia 6).

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal pede a população para que abra as janelas de casa quando o fumacê estiver passando para maior alcance do produto.

Dicas de prevenção:

- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas protegidas da chuva;

- Latas, baldes e outros frascos devem ser guardados com boca para baixo;

- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras;

- Pneus devem ser furados e guardados em locais cobertos;

- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos e descartados;

- Mantenha limpos quintais, áreas ao ar livre e calhas.


Fotos Relacionadas