Agentes de endemias combatem vetores

15/01/2018 12:21:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Semana epidemiológica visita Cajueiros, Aroeira, Nova Malvinas, Visconde, Imboassica, Nova Esperança e Parque Aeroporto, além do Planalto da Ajuda

O Plano de Ação de Controle do Vetor da Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde continua nesta semana com ações como controle de roedores, do culex, do Aedes aegypti, Campanha de Imunização da Febre Amarela, palestras, reconhecimento geográfico e visitas domiciliares.

O controle do Aedes aegypti acontece de segunda (15) a sexta-feira (19) nos Cajueiros, Aroeira, Nova Malvinas, Visconde, Imboassica, Nova Esperança e Parque Aeroporto. Já no Planalto da Ajuda, somente na segunda (15) e terça-feira (16), sempre a partir das 8h.

Visitas domiciliares setorizadas são feitas de segunda a sexta na região serrana, das 8 às 16 horas, com orientação, aplicação de larvicida e controle mecânico.

O controle de roedores é feito nesta segunda na Ajuda de Baixo; na terça-feira (16) na Imbetiba; na quarta-feira (17) na Barra de Macaé; na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19) na Fronteira.

O reconhecimento geográfico é promovido em diversos bairros, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. O reconhecimento é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Na Empresa Bureau Veritas, Base Benedictor Lacerda - Cabiúnas será promovida palestra às 8h30 na quinta-feira (18) sobre combate ao Aedes aegypti. A conscientização sobre febre amarela é ministrada no Teatro Municipal das 9 às 16 horas, na quinta (18) e sexta-feira (19).

O controle do culex é feito durante toda a semana nos canais Macaé-Campos, Ajuda de Baixo, Jardim Esperança, Virgem Santa e Horto.