Agentes do CEPSACZ prosseguem no combate ao Aedes aegypti

29/11/2021 10:27:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Bruno Campos / Arquivo Secom

As ações acontecem em vários pontos do município

Em Macaé, o carro fumacê vem sendo um aliado no controle e combate do mosquito Aedes aegypti, vetor responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira (29), o veículo passou pelo bairro Cajueiros. Nesta terça (30), a ação será no bairro Nova Holanda. Na quarta, quinta e sexta (1º, 2 e 3 de dezembro), a visita será em vários pontos da região central da cidade. A atividade acontece sempre às 5h, sendo um serviço da Coordenadoria de Promoção à Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ). Em caso de ventos ou chuvas é necessário cancelar a programação do dia e a equipe retornará ao local em outro momento.

Em paralelo, a ação de controle do mosquito atenderá, nesta semana, os seguintes bairros: Cavaleiros, Aroeira e Imboassica, com orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em Pontos Estratégicos através de bombas aspersoras. O atendimento acontece das 8h às 16h.

Já a ação de controle e manejo integrado do culex acontecerá nos Canais Jardim Esperança, Virgem Santa, Horto, Aroeira e Capote. Outro trabalho dos agentes é o combate e controle de roedores que é realizado mediante atendimento a reclamações em diversos bairros do município. A coordenadoria também recebe solicitações a demandas pelo email: cepsacz@gmail.com ou pelo telefone: 0800 022 6461.

Consultas e vacinação antirrábica – Nesta semana, as Unidades Básicas de Saúde Animal (UBS) do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha e da Serra (Praça principal de Córrego do Ouro) seguem promovendo consultas e vacinação antirrábica, caso seja necessário. Em Macaé, a unidade funciona nesta segunda (29), quarta (1º) e sexta (3), das 9h às 16h, para atendimento de pré-castração de cães e gatos, conforme agendamento. Na UBS da Serra, os atendimentos acontecem toda terça-feira, das 9h às 16h. Em ambos, é possível, também, fazer o cadastro para castração de cães e gatos (todos os dias).