Agroeconomia realiza palestra sobre fornecimento de pescado para merenda escolar

26/01/2015 14:43:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Agricultores do município são beneficiados com política de aquisição de produtos locais

A secretaria de Agroeconomia realizou, na manhã desta segunda-feira (26), em sua sede, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, palestra com o tema "Fornecimento de Pescado para Alimentação Escolar do município". O objetivo do encontro foi orientar a Associação Mista dos Pescadores de Macaé sobre o assunto.

De acordo com o palestrante, o engenheiro Agrônomo da secretaria de Agroeconomia, Rogério Freire, esse é primeiro encontro, no entanto, há intenção de que outras reuniões possam ser realizadas. "A palestra tem a proposta de dar uma orientação inicial para que os integrantes da Associação dos Pescadores de Macaé possam se informar qual a forma adequada para o fornecimento de seus produtos para a merenda escolar do município", disse.

Durante a palestra, o engenheiro informou como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). "O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é responsável por repassar os recursos financeiros com a condição da prefeitura comprar diretamente dos agricultores familiares e pescadores artesanais do município. Em 2014, a prefeitura comprou R$ 430 mil de grupos de agricultores de Macaé", explicou.

Já sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ele informou que contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar dos estudantes e para a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

O presidente da Associação Mista dos Pescadores de Macaé, Sérgio dos Santos Pinto Júnior, que participou da palestra, disse que está otimista com os resultados desse primeiro encontro. "Temos uma produção de pescado muito boa no município que, certamente, poderá ser fornecida na merenda escolar", afirmou.

Participaram também da palestra, o secretário interino de Agroeconomia, Marcelus de Souza Siqueira; a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva e o vereador Manoel das Malvinas.