Alunos comemoram aniversário de Macaé com atividades em casa

28/07/2020 15:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Blog disponibiliza atividades culturais e artísticas

O aniversário de 207 anos de fundação da vila de Macaé, comemorado nesta quarta-feira (29), será trabalhado até o final deste mês junto aos alunos da rede municipal. Para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Superintendência de Ensino Fundamental selecionou atividades variadas sobre Macaé: música, poema, cordel, lendas, cultura e mapa.

As abordagens são: história da cidade, preservação do meio ambiente, apresentação do vídeo do projeto “Navegando na Poesia” com a poesia “Piratear Macaé" da coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Aroeira, Maria Amélia Neves Gonçalves.

Todas as atividades de estudo não presenciais, iniciadas no dia 23 de março, foram retomadas nesta segunda-feira (27) através do blog www.educacaonaopara.com, que durante as 16 semanas de atividades do primeiro semestre letivo, disponibilizou cerca de 3 mil atividades com uma média de 1 milhão de acessos.

De acordo com a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, para traçar as diretrizes do segundo semestre, no início de julho foi realizada uma avaliação do Blog com o preenchimento de um questionário. “Responsáveis e alunos opinaram sobre as atividades apresentadas. Os resultados nos ajudam a planejar as ações para a continuidade do trabalho educativo", pontua.

Já na próxima semana, o Ensino Fundamental da rede municipal dará continuidade à entrega das atividades impressas do projeto “Alfa- Estudo em Casa”, destinado aos alunos do primeiro ano de escolaridade, que estão na etapa de alfabetização. Cada equipe escolar continuará desenvolvendo seu planejamento, podendo utilizar plataformas virtuais, redes sociais, livros didáticos e entrega de atividades impressas para os alunos que têm dificuldade de acesso à internet.

A orientação, de acordo com Balade Aref, é que com o ensino remoto, os alunos continuem organizando os estudos. “Os estudantes devem reservar horário diário para realização das atividades, leituras, pesquisas e mantenham o caderno com o registro das atividades”, ressalta.

Ela também agradece aos profissionais. “Prezando pelo direito à educação, nós, educadores, estamos nos reinventando. Mas precisaremos de cooperação e investimento para tornar o desafio atual em oportunidade de fortalecimento da educação pública. Também é fundamental agradecer aos educadores pelo empenho e criatividade e aos alunos e seus responsáveis pela participação”, finaliza a Superintendente.