Alunos da Educação Especial representam Macaé em Olimpíada em Volta Redonda

27/11/2015 15:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 30 alunos assistidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal representam Macaé na Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), promovida desta sexta-feira (27) até domingo (29), em Volta Redonda (RJ). Trata-se do maior evento esportivo de inclusão social para pessoas que apresentam deficiências no Brasil. O objetivo é garantir a integração social, desenvolvimento das possibilidades físicas e melhor estima.

Para participação na Olimpede, os alunos, que tiveram habilidades e competências identificadas, treinaram desde setembro junto à equipe da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes). Outra oportunidade foi a integração nos Jogos Estudantis das Escolas Municipais, programação realizada no mês de setembro, em que eles receberam medalhas.

Os alunos, que estão acompanhados da equipe do Cemeaes e da subsecretário, Adriano Marques, afirmaram que a expectativa da rede municipal é contribuir para o desenvolvimento da estima, autonomia, superação e interação social.

Os alunos representantes de Macaé vão disputar modalidades como atletismo (corrida de 100 metros), salto em distância com corrida, arremesso de peso e lançamento de pelota. Na lista também estão arremesso à cesta, tênis de mesa e provas de habilidades como zigue zague.

A Olimpede é um evento esportivo promovido em parceria com o Ministério dos Esportes. A expectativa é reunir cerca de 2,1 mil atletas, além de 125 técnicos, 250 acompanhantes, e 180 pessoas no apoio, totalizando cerca de 2,8 mil pessoas envolvidas diretamente na competição, que é exemplo de política pública de inclusão social.

Município - Segundo dados da rede municipal, 730 alunos são beneficiados pelo Atendimento Educacional Especializado no ensino. O AEE em Macaé assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Macaé conta com 45 salas de recursos multifuncionais.

Para o ano letivo de 2016, a Educação Especial contará com oito novas salas de aula. As salas de recursos contam com mobiliários e equipamentos.

O município também conta com professores de libras, intérpretes, e professores de braile. O AEE assiste estudantes que apresentam deficiências físicas e múltiplas, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A rede municipal conta com 66 professores que atuam na sala de recursos, além de sete intérpretes e nove profissionais de Libras em salas regulares.