Alunos da oficina de marcenaria iniciam aulas práticas

01/10/2018 12:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Alunos utilizam peças com ajuda de software e elementos da Engenharia

Trinta estudantes da rede pública de Macaé participantes da oficina de marcenaria na Cidade Universitária estão aprendendo muito mais que lixar, montar peças, desenhar, furar, cortar e fazer o acabamento com pintura. Com maior contato entre as universidades, os jovens alunos já participam de aulas práticas de desenho e matemática, além de palestras sobre empreendedorismo, visitas ao laboratório de Engenharia Civil e futuramente ao de Química.

Os alunos estão atuando em projetos como a montagem de um carrinho de fórmula 1 e também de um caminhão articulado autômato, que estarão expostos no dia 24, na Cidade Universitária. Na lista de realizações também está prevista uma jardineira. O curso é uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante da Secretaria de Educação (Cetep) e a UFRJ.

Além de frequentar às terças e quintas-feiras o projeto de extensão Engenheirando para o Futuro, os estudantes também têm acesso a atividades que acontecem nas dependências da Cidade Universitária.

Com madeiras e paletes descartados por empresas e obras e auxílio dos técnicos e professores da UFRJ, os alunos se envolvem na transformação de objetos para decoração de jardins como cachepô, utilizando peças com a ajuda de software e elementos da Engenharia.

Felipe Guedes de Souza Correia, de 14 anos, é um deles. O aluno do 8º ano do Colégio Municipal Elza Ibrahim (Ajuda) disse que se surpreendeu com o curso. "Esperara só participar de aulas teóricas, mas quando vi as madeiras da aula prática, fiquei muito feliz. É muito legal lixar, projetar, criar uma peça", conta o jovem, que após ingressar na oficina despertou o interesse de participar do curso de Engenharia Civil.

Aulas em ambiente acadêmico estimulam interesse por graduação

Da mesma opinião são as irmãs Fabiana dos Santos, 16 anos e Beatriz dos Santos, 14 anos. Ambas estudam no Colégio Municipal Elza Ibrahim, 9º ano e Educação de Jovens e Adultos e comentaram que fazem questão de frequentar as aulas. "Gostamos de mexer na madeira, de estar junto do pessoal e pensar em projetos. Estou encantada com a Cidade Universitária. Quero ser engenheira civil, sonho em ser aluna do campus Macaé", conta Fabiana.

Já Rainah Maciel é aluna do Colégio Estadual Primeiro de Maio. Ela destaca que a oficina reforçou o interesse pela faculdade de Arquitetura. "As aulas práticas só fizeram comprovar o meu sonho de ser uma arquiteta", declara.

Segundo a secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, outro fator positivo é contribuir com a aprendizagem de disciplinas como Matemática e Física e também com o raciocínio lógico. "A dedicação nas oficinas e nas salas de aula são notórias. Com certeza esta oficina contribui para o processo de ensino", pontua.

As aulas são conduzidas pelo técnico de laboratório de Mecânica da UFRJ, Elizeu Gonçalves, professor de Engenharia Mecânica da UFRJ, Lucas Lisbôa Vignoli e o professor coordenador, Marcelo Cardoso. "Ficamos muito satisfeitos com a dedicação dos alunos. Eles chegam mais cedo, têm curiosidade, atenção, disciplina e sede de aprender. O melhor é que estamos ajudando na formação da cidadania, na visão de mundo. Eles estão tendo um novo olhar sobre a vida e a universidade", ressalta Elizeu.

A oficina também é aprovada pelos universitários. Igor Diogo Pinto estuda no oitavo período do curso de Engenharia Mecânica e frequenta o espaço das aulas práticas com os alunos. "Esta interação é muito boa e uma forma de ajudar os estudantes a verem que a universidade não é um lugar distante", conta.

A Cidade Universitária funciona na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas