Alunos da Rede Municipal participam de escolinha de trânsito

14/06/2018 18:04:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arquivo

Escolinha já se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização de alunos

Conceitos como segurança no trânsito e cidadania estão cada vez mais presentes no dia a dia de crianças em Macaé. Prova disso é que a “Escolinha de Trânsito” atendeu, essa semana, 665 alunos da rede municipal de ensino, sendo 190 da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco, na Vila Badejo, e 475 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Angélica de Oliveira das Dores, no Lagomar. A "Escolinha de Trânsito" é uma das ações do Programa Circulando no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Além da rede pública e privada de ensino, o programa atende também instituições e empresas. A escolinha já se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização de alunos de cinco a sete anos (período inicial de escolaridade) e de oito a 11 anos (finalizando a primeira fase do Ensino Fundamental).

Por meio da “Escolinha de Trânsito”, as crianças aprendem de forma dinâmica e divertida sobre a necessidade de respeito às regras de trânsito. E, para saber como se comportar, eles fazem a simulação em uma réplica das vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Assim, é possível entender o seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista e futuros motoristas.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto, a “Escolinha de Trânsito” é de grande importância para a garantia de um trânsito melhor. "Com esse ato temos a chance de educar as crianças sobre as leis de trânsito e, assim, torná-las multiplicadoras do conhecimento adquirido”, acrescentou o secretário.

Os interessados em agendar a realização de palestras da “Escolinha de Trânsito” devem protocolar oficio na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, situada à rua Euzébio de Queiroz, 678 – Centro. Para mais informações é só entrar em contato pelo telefone 2796-1626 ou 2762-7333.


Fotos Relacionadas