Alunos da rede municipal se destacam no livro “ Bú. Histórias de Medo e Coragem”

13/06/2014 17:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Livro foi distribuído para os municípios participantes

A rede municipal de ensino é um dos destaques do livro de contos “Bú. Histórias de Medo e Coragem". A obra é uma coletânea de contos, que disputou concurso federal promovido pelo Ministério da Cultura e Endesa Brasil. Alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental fizeram parte do projeto, que integrou as unidades escolares na produção de textos e apresentação das histórias.

As alunas Marcelly Reis Cordeiro e Juliane Novaes, representantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, além das irmãs, Catarina e Millena Freitas Rasma, estudantes da unidade municipal Fantina de Mello (Serra), tiveram suas histórias inseridas no livro, que foi distribuído nesta sexta-feira (13), no auditório da secretária de Educação. A obra, direcionada às 35 escolas municipais que participaram do concurso, foi entregue nesta sexta, aos representantes das unidades municipais Balneário Lagomar, Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin, Amil Tanos, Dolores Garcia, Fantina de Mello, Aroeira e Fazenda Santa Maria .

Orgulhosas, as estudantes-autoras tiveram a oportunidade de autografar as obras, que destacam os contos “A Armadilha da Morte”, que foi enaltecido na apresentação do livro, por abordar questões como ambição e desobediência aos adultos. Na obra também está o conto “A maldição da mula”, que retrata a história de uma bela jovem amaldiçoada pela madrinha que a transforma em mula, por conta de uma paixão proibida. Presentes, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, afirmou que a contação de histórias é uma das prioridades da rede municipal. Já a coordenadora do programa de Leitura, Leila Mancebo, explicou que o concurso foi marcante para o ensino municipal. “Só temos que agradecer o empenho dos professores, contadores de histórias e alunos, que destacaram a criatividade neste concurso”,disse.

No estado do Rio de Janeiro somente os municípios de Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Teresópolis e Macaé foram selecionados para participar do concurso. Desenvolvido pelo Ministério da Cultura e Programa Endesa Brasil, o concurso conseguiu motivar estudantes e profissionais de ensino. A diretora da unidade Fazenda Santa Maria, Ruth Grativol e a professora, Adriane da Silva Lima, fizeram questão de elogiar o empenho das turmas da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria.“Trabalhamos junto aos estudantes a importância da leitura e escrita. Tenho muita alegria de poder trabalhar na contação de histórias e sala de leitura. Pude perceber a dedicação dos alunos que produziram belas histórias com enfoques sobre medo, enfrentamento e coragem”, disse Adriane.