Alunos de Robótica apresentam tecnologia para empresas offshore

22/06/2017 19:09:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Alunos de Robótica participam da Feira Brasil Offshore

Os estudantes de Robótica da rede municipal participam da nona edição da Feira Brasil Offshore, por meio do projeto #inovareaprender, da Secretaria Municipal de Educação, com a proposta de apresentar aos empresários e ao público em geral, o formato de tecnologia que prevê a solução para demandas de empresas offshore. Os projetos estão sendo apresentados até esta sexta-feira (23), em frente ao estande da Prefeitura de Macaé.

"Estou encantado com esses alunos. Eles têm futuro. A minha vontade é patrocinar esse projeto "Biodigestão",que tem como proposta, além de economia, prevenção e sustentabilidade", destacou o diretor da empresa Williams Oil e Gás Services, Sérgio Williams, que conheceu o projeto nesta quinta-feira (22), durante a Feira.

O protótipo que encantou o empresário é de autoria dos alunos, Giribson Alves e Eduardo Machado, de 16 anos, da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, de Córrego do Ouro. O processo de Biodigestão substitui o gás de cozinha tradicional pelo biogás, onde a forma de produção é diferenciada, realizada pela decomposição de matérias orgânicas, que também pode ser utilizado em automóveis e chuveiro.

Além do biogás, representantes de mais duas equipes destacam os projetos que são desenvolvidos nas escolas municipais Edda Moreira Daflon (Imbetiba), e no espaço LabInovar, do programa #inovareaprender, que funciona na Cidade Universitária, com atendimento específico aos alunos e universitários, cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas.

De acordo com a responsável pela programa #inovareaprender, Luemy Ávila, a participação de alguns integrantes da robótica tem a intenção de contribuir com a ampliação do horizonte dos alunos, e sobretudo, atrair "olhares" das empresas para que os protótipos apresentados possam ser produzidos em larga escala. "O projeto dos alunos é contínuo. Não para. O aprendizado é constante e os protótipos precisam ser multiplicados", ressalta.

Outros projetos apresentados

Energia solar - A prevenção e a sustentabilidade são focos principais do protótipo movido a energia solar que será destacado pelos alunos da Escola Municipal Edda Daflon. O protótipo conta com um sensor que busca a eliminação das larvas do mosquito aedes aegpty e consequente proliferação do mosquito da dengue.

Localizador - Já o protótipo elaborado pelos representantes do laboratório do #inovareaprender conta com um localizador voltado para práticas de resgates de pessoas que atuam na área onshore e offshore.

Benê Lá - O 'Benê Lá' também esteve presente na nona edição da Brasil Offshore. O grupo se apresentou nesta quinta-feira, à tarde, no estande da Prefeitura de Macaé. A proposta semanal oferece ao público boa música e abre espaço para outras manifestações artísticas.

O Benê Lá é um projeto da prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, que acontece desde o início de 2016, com atrações musicais, tendo a Banda Benê (formada por alunos e professores da Escola de Artes Maria José Guedes - Emart) como apresentação fixa, barracas de petiscos e bebidas e com espaço para diversidade cultural. Cada edição promove nova manifestação artística.


Fotos Relacionadas