Alunos do projeto hotelaria são certificados por órgão internacional

02/12/2005 15:24:41 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Das 364 pessoas treinadas nos cursos oferecidos no projeto Hotelaria Incubadora Escola, 56% foram aprovados na Certificação do Instituto de Hospitalidade (IH), entidade internacional da área de hotelaria. Um resultado considerado, no mercado local, satisfatório perto dos 10% obtidos antes da implantação do projeto. O projeto, é desenvolvido pela secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), através da Incubadora de Cooperativas, em parceria com a Petrobras, Senac e mais sete empresas de hotelaria offshore.

- O projeto Hotelaria Incubadora Escola é dividido em aulas teóricas e práticas, seguido de um curso preparatório para a prova do IH -, explica Aline Azeredo, coordenadora do projeto e responsável técnica. Segundo ela, a certificação é uma das exigências da Petrobras para contratação. Aline acrescenta que dentro do projeto foram ministrados, ao longo deste ano, cursos de culmin (saloneiro), camareiro (taifeiro) e gerente de restaurante.

- A proposta é qualificar a mão-de-obra existente nas empresas e na comunidade. O projeto está dividido na capacitação e na gestão do restaurante que será desenvolvido no próprio restaurante, a ser construído na Incubadora de Cooperativas -, lembra Aline.

As obras do restaurante estão programadas para começar no primeiro semestre de 2006. O restaurante ocupará uma área de 240 metros quadrados.
Além de funcionar como escola, o local será aberto à comunidade com previsão de servir 150 refeições/dia. O projeto, de acordo com a responsável técnica, é uma oportunidade de capacitação que, conseqüentemente, vai gerar trabalho e renda, uma das linhas de ação da atual gestão municipal.

O ano letivo termina nesta sexta-feira (02). As atividades serão retomadas na primeira quinzena de janeiro. Segundo, Alex Mazullo, representante do Senac Região Norte, haverá uma avaliação do projeto com treinamentos para o corpo docente. “Nosso desejo é que o resultado seja ainda melhor no próximo ano”, ressalta.