Alunos participam de projeto voltado para saneamento

01/11/2019 15:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Alunos de três escolas visitam a Nave Ambiental

Estudantes dos colégios municipais Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros) e Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) participaram, nesta quinta-feira (31) e sexta-feira (1 de novembro), do projeto Nave BRK. A programação, realizada na praça Veríssimo de Melo, reforçou a conscientização ambiental e ofereceu experiência inovadora para a importância do saneamento básico e da prática de atitudes sustentáveis.

Durante a programação, os estudantes que se dividiram em grupos foram recebidos pela tripulação com um jogo interativo. Na oportunidade, eles participaram de diálogo sobre a importância das ações sustentáveis, e receberam informações sobre saneamento no Brasil e em Macaé. Uma das ocasiões mais elogiadas pelos participantes foi o recebimento de óculos de realidade virtual para um voo sobre um rio em que os alunos se depararam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre os impactos ambientais. Foram destacadas questões como a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos, além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

Para a aluna Ana da Silva, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, a visita à Nave foi inesquecível. "Foi muito legal sentir e perceber o que acontece com nosso meio ambiente. Esta é uma forma de pensarmos melhor no que poderemos fazer pelo nosso presente e futuro", pontuou. Já o diretor do "Ancyra Gonçalves Pimentel", Éder Peçanha, destacou que a visita dos alunos é importante para o processo de ensino."A sustentabilidade sempre foi uma das prioridades do colégio. Contamos com projetos específicos como Produzindo Autonomia com reciclagem de óleo doméstico para produção de sabão em barra, líquido e velas decorativas e também a Coleta Seletiva de Lixo", lembrou.

Parceria - O projeto conta com apoio da Prefeitura de Macaé e é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental e o Green Nation, movimento que proporciona experiências interativas, sensoriais e emocionais em prol de mudanças positivas de atitude sobre questões como sustentabilidade, bem-estar, educação, cultura, inovação e experimentação.


Fotos Relacionadas