Alunos participam hoje da Olimpíada Brasileira de Matemática

21/05/2019 14:34:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Estudantes de 21 escolas municipais participam da avaliação

Alunos das 21 unidades escolares que atendem o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, da rede municipal de ensino de Macaé, participam nesta terça-feira (21), da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP 2019). O gabarito oficial será publicado no site da OBMEP, assim como a lista de classificados para a segunda fase, que será divulgada no dia 5 de julho. Em 2018, os alunos do município receberam 27 menções honrosas e três medalhas de bronze.

A avaliação na primeira fase da OBMEP consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 20 questões de múltipla escolha. Cada resposta correta vale um ponto. A duração da prova é limitada a 2h30. Para estudantes com necessidades especiais, incluindo os que farão a prova em braille ou ampliada, a duração é de 3h30. O tempo mínimo de permanência na sala de prova é de 40 minutos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.