Alunos representarão Macaé em jogos de atletismo em Natal

12/11/2018 20:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

Sete alunos vão participar dos Jogos Escolares da Juventude, no Nordeste, a partir de sexta-feira

Sete atletas alunos da rede municipal de ensino vão representar Macaé nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN), de 16 a 21 deste mês. Um deles também foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o Brasil nos Jogos Escolares Sul-americanos, em Arequipa, nos Andes Peruanos, de 1º a 8 de dezembro. São alunos do Programa de Atletismo do Ciep Maringá classificados nos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, em outubro.

Os atletas são: Sabrina dos Santos Guimarães, 14 anos; Ryan Gonçalves Gomes, também de 14 anos; Solene Martins de Paula, 16; Kauã da Silva Lemos, 15; Lucas Resende Ornelas dos Santos, 16; Natan Portugal, 16; e Thiago Resende Ornelas dos Santos, 14 anos, que vai representar o país no evento internacional. Nas competições eles mostram o talento em resistência e habilidades físicas.

As informações foram passadas pelo professor Hiller Franco Estringer, idealizador, criador e responsável pelo programa. Segundo ele, Thiago Ornelas é aluno do Ciep Maringá desde a Educação Infantil.

"Ele é excelente aluno dentro da sala de aula também. O Programa de Atletismo é voltado para todos os macaenses e já existe há nove anos", disse o professor. É implementado por meio de parceria da escola e as secretarias de Educação e de Esportes, com incentivo e participação dos pais.

Atualmente o programa tem 150 alunos, a partir de 8 anos de idade e de ambos os sexos. Hiller estima que cerca de 4 mil jovens já passaram pelo Atletismo na rede.

O programa trabalha com todas as provas de Atletismo, como corridas, saltos, lançamentos e arremessos de peso. Começou em 2009, no Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), e foi transformado em programa social, educacional e esportivo impactando positivamente a vida da comunidade escolar, servindo como ferramenta no combate à violência e às drogas e possibilitando melhor qualidade de vida aos participantes e seus familiares.

"O Atletismo virou um modo de vida para vários jovens que hoje sonham alto e pensam em chegar às Olimpíadas", concluiu o professor.

Um pouco de historia – O Atletismo é conhecido como o esporte-base porque usa movimentos primários do ser humano como andar, correr, saltar e arremessar. Os primeiros registros constam dos Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C, na Grécia antiga, com provas de corridas e arremessos de peso. O Dia do Atletismo é, popularmente, comemorado em 9 de outubro, em homenagem a uma das práticas mais antigas. No Brasil, as primeiras competições surgiram em 1910 e a mais famosa é a Corrida de São Silvestre, que acontece sempre no último dia do ano, em 31 de dezembro, na capital de São Paulo, desde 1925.