AMADA é uma das 31 entidades subvencionadas a prefeitura

12/07/2005 18:18:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na sede da AMADA – Associação Macaense de Deficientes Auditivos - a inauguração da placa de identificação que mostra que essa entidade filantrópica é uma das 31 subvencionadas à prefeitura de Macaé que recebem anualmente da administração municipal recursos para desenvolver projetos para atender às suas especificações. No caso da AMADA, a verba destinada pela prefeitura neste ano de 2005 é de R$ 75 mil. Esta verba é repassada mensalmente à instituição, representando R$ 6.250,00 por mês.

Na inauguração, o presidente do Fundec – Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico - Jorge Tavares Siqueira, disse que os recursos que a prefeitura repassa a essas entidades subvencionadas representam mais um passo para que elas tenham vida própria, podendo desenvolver seus projetos que visem, sobretudo, a inclusão social. Lembrou que o slogan da prefeitura - “Desenvolvimento para todos” - mostra a importância que a inclusão social têm na atual administração municipal.

- O prefeito não pode comparecer, mas está disposto a continuar apoiando as instituições que trabalham em benefício dos macaenses – disse Jorge Siqueira.

Segundo Renato Pagano, do Fundec, o Fundo está buscando adequar os valores dos recursos repassados às 31 entidades subvencionadas que já eram parceiras da prefeitura e que já apresentaram seus projetos. Os contratos são anuais e a verba dividida em parcelas mensais.

Para a diretora-presidente da AMADA, Marilene de Miranda Fernandes, a subvenção da prefeitura é fundamental para que a Associação continue trabalhando. “Se não fosse o município, a AMADA não existiria. Estamos buscando outras parcerias, através de projetos, mas a subvenção municipal é muito importante para nós”, afirmou.

O que é a AMADA

A AMADA é uma associação filantrópica que visa promover a socialização do deficiente auditivo. Foi fundada em outubro de 2001, e atende a 60 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos deficientes auditivos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, na parte da manhã e à tarde.

Oferece o Curso de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, reconhecido como meio legal de comunicação e expressão na Lei 10.436, de 24/04/2002. A proposta da AMADA é a linguagem bilíngüe, oral e de sinais. Conta com uma instrutora, que é surda, como a lei determina.

A AMADA conta com quatro professores, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, um fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo e outros profissionais que se dedicam integralmente ao atendimento aos deficientes auditivos.Oferece curso de informática, serviço social, com atendimento a grupos familiares, atendimento em sala de recursos, através de psicopedagoga, reforço escolar, reavaliação do desempenho do ensino fundamental, alfabetização de adultos deficientes auditivos, fonoaudiologia, encaminhamento a médico otorrinolaringologista, educação física, esporte e lazer.