Amada vai atuar em parceria com a Secretaria de Educação

14/06/2012 15:59:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Divulgação

A Associação, especializada em surdez, oferece serviço de assistência fonoaudiológica, psicológica, social, esportiva, cultural e educacional

A Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada) de Macaé terá a parceria da Secretaria de Educação em sua área pedagógica. Fundada em outubro de 2001, a Associação, especializada em surdez, oferece serviço de assistência fonoaudiológica, psicológica, social, esportiva, cultural e educacional, com o objetivo de dar mais qualidade de vida às crianças e incluir jovens e adultos no mercado de trabalho.

A parceria com a Secretaria de Educação será feita por meio de aulas de reforço e oficinas de português, matemática, libras e conhecimentos gerais para as crianças atendidas pela Amada, além de aulas de educação física e artes plásticas.

A presidente da associação, Marilene Fernandes, explica que a instituição é uma associação filantrópica sem fins lucrativos, que atende em torno de 70 pacientes, entre crianças e adultos. E para tornar possível a realização seus projetos, a Amada conta com a parceria da Prefeitura e da Fundação da Infância e da Adolescência (Fia).

- Logo que nasce uma criança, o teste da orelhinha deve ser feito o mais rápido possível e, caso seja detectada a deficiência, o hospital encaminha a criança para a Amada. A partir daí, efetuamos todo processo de adaptação, direcionando a criança para hospitais especializados em todo Brasil para tentar fazer o implante conclear. Logo após a cirurgia, a criança volta à Amada para desenvolver a fala e, até mesmo, aprender a falar, explica a presidente.

Porém, de acordo com Marilene, nem todas as crianças conseguem o transplante, o que não impede a Amada de fazer o seu trabalho apenas com pacientes que possuem a prótese auditiva (AASI). “Nada substitui o transplante, mas não deixamos de ajudar aqueles que não conseguem, pois não depende de nós, e sim dos hospitais efetuarem ou não a cirurgia”, ressalta.

A Amada tem vários projetos, como o programa “Gente Amada”, “Pró-fala”, “Novo Olhar” e o “Criando asas”. Este último que atende jovens e adultos acima de 18 anos, integrando-os à sociedade e ao mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de emprego através de parcerias.

- A Amada pra mim é um trabalho de missão e totalmente voluntário. Sou muito feliz por conseguir levar esse projeto há mais de 10 anos e grata por contar com o apoio do município, explica Marilene.

Marilene também adverte que toda pessoa que detectar o problema de audição pode procurar a Amada e marcar uma entrevista , que irá encaminhá-lo para efetuar todos os procedimentos. A Amada fica na Rua Barão de Mauá, 45, Centro. O telefone é 2765-1306.


Fotos Relacionadas