Ambiente: 236 animais silvestres foram resgatados esse ano

11/06/2018 17:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Aves, répteis e mamíferos são tratados e devolvidos ao seu habitat natural

De janeiro a maio de 2018 foram resgatados e devolvidos à natureza pelos agentes ambientais da Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade 236 animais silvestres. O trabalho ocorreu em parceria com a Guarda Ambiental, da Secretaria de Ordem Pública.

Houve, inclusive, nesses primeiros cinco meses do ano, a captura de um albatroz. "Ele veio de uma plataforma, foi entregue aos nossos cuidados pela Petrobras. Essa espécie só vive em alto mar", conta o coordenador de Fauna, Fernando Barreto.

Dos 236 animais silvestres resgatados e devolvidos à natureza em 2018, houve 26 resgates em janeiro, 141 em fevereiro, 25 em março, 33 em abril e 11 em maio. Em fevereiro houve mais quantidade devido à descoberta de ninhada com 109 filhotes de tartarugas marinhas, na Praia do Barreto, enviados ao mar.

Foram resgatados animais como jacaré do papo-amarelo, capivaras, macacos bugios e cobras de várias espécies, venenosas ou não. "Também devolvemos ao habitat natural jabutis, gambás e outros", informa.

Cerca de 90% das aves tiveram reabilitação no viveiro do Parque Atalaia e 10% no aviário do Parque do Barreto. Foram realizados resgates de aves como mergulhões, gaviões, garças, seriemas, corujas de várias espécies, papagaios e outras.

Todos esses animais silvestres foram encontrados na área urbana de Macaé e nos distritos da região serrana. Também foram retiradas pelas equipes da Coordenadoria de Fauna e da Guarda Ambiental 35 colmeias, incluindo vespeiros e casas de maribondo.

Estes foram retirados de postes, árvores e torres de telefonia. Estavam em bairros como Lagomar, Virgem Santa, Centro e Barra de Macaé, em algumas instituições de ensino destas localidades.

Quem encontrar ou vir um animal silvestre na área urbana ou periférica, além dos distritos da região serrana, deve telefonar para a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e falar com a Coordenadoria de Fauna, nos telefones (22) 2772-3571 ou (22) 2772-3597.


Fotos Relacionadas