Ambiente prossegue com ação 'Verão Limpo'

23/01/2015 14:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Praia dos Cavaleiros recebe projeto neste domingo

A secretaria de Ambiente prossegue neste domingo (25) com o Projeto "Verão Limpo", na orla da Praia dos Cavaleiros e na Lagoa de Imboassica, a partir das 9h45min. A ação, que começou em dezembro pela Ilha do Francês, é voltada para a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, incluindo distribuição de sacolas plásticas para o recolhimento do lixo.

O projeto vai continuar nos próximos fins de semana até o Carnaval. O objetivo do "Verão Limpo" é conscientizar moradores e visitantes sobre a importância de manter os locais limpos.

Iniciado em dezembro do ano passado, o "Verão Limpo" realizou ações nas ilhas do arquipélago de Sant'Anna e nas praias dos Cavaleiros e do Pecado. Além disso, é feito um trabalho de monitoria diariamente nas cachoeiras do distrito do Sana, que nessa época do ano recebe grande número de visitantes.

A simples ação de recolher o próprio lixo das margens dos recursos hídricos e descartá-lo em local adequado ajuda a reduzir as consequências diretas da presença de resíduos em ambientes marinhos e costeiros.

Entre as consequências diretas do descarte de lixo nas praias e nas margens dos rios estão os danos aos seres vivos do ecossistema, como peixes, aves, tartarugas, mamíferos marinhos e invertebrados; a introdução de espécies exóticas (através da dispersão de plásticos flutuantes); os prejuízos à navegação e às atividades pesqueiras; a degradação da paisagem; o aumento de despesas municipais com limpezas periódicas; a dispersão de doenças por meio da proliferação de roedores e insetos e a diminuição das receitas advindas do turismo.



Sinalização

Placas de sinalização/advertência foram instaladas nas praias de Macaé (Cavaleiros e Pecado) informando sobre o "Verão Limpo" e nas Áreas de Proteção Permanente (APP) de restinga. Essas placas educativas também estão sendo instaladas nas cachoeiras da serra.