Ambulatório de obesidade transforma vidas em Macaé

11/04/2019 15:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Nesta quinta, assistidos participaram de palestra sobre saúde bucal

Na manhã desta quinta-feira (11), obesos assistidos pela Divisão Especializada da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), participaram de palestra sobre saúde bucal. O órgão público está vinculado à Prefeitura de Macaé. Os pacientes também contam com auxílio e orientação oferecidos por profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Fisioterapia.

"Nossa meta é promover a adequação do meio bucal, de modo a prepará-los para a cirurgia bariátrica com adequação, diminuindo as infecções e as cáries, restabelecendo a mastigação. Isso favorecerá tanto os pacientes com IMC acima de 40 (que precisam da cirurgia), quanto os que não precisam da operação", explica Cátia Bernardo, cirurgiã-dentista que proferiu a palestra, acrescentando que os obesos têm mais sensibilidade nos dentes.

Vidas mais saudáveis

Ela tinha 96 quilos em dezembro do ano passado. Agora, quatro meses depois de fazer a cirurgia bariátrica, perdeu 23 quilos. Trata-se da telefonista Cleide da Silva, de 49 anos, frequentadora do Ambulatório Especializado que dissemina palestras, sob coordenação da Catan.

"Hoje, faço hidroginástica e alongamento todas as sextas-feiras, no Cemeaes do Centro, graças ao grupo. Sou de Pernambuco e Macaé cuidou de mim com muito carinho. Antes tomava insulina e remédios de pressão e de circulação, mas, após a operação, não preciso mais disso", afirma ela.

A artesã Thallita Habber, de 27 anos, fará a cirurgia bariátrica em junho. Está há dois anos no grupo de obesos, assistida por equipe multidisciplinar. "Estou feliz com o apoio, o amor, a motivação e o incentivo que recebo aqui", destaca.

Linha de cuidado

De acordo Rejane Reis, responsável técnica e nutricionista, o Ambulatório Especial de Obesidade atua dentro da linha de cuidados ao paciente com sobrepeso e obesidade sob a responsabilidade do Catan. Atende os pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 40, encaminhados por profissionais da Rede de Atenção à Saúde do município através de Documento de Referência e Contrarreferência.

A equipe do Ambulatório Especializado em Obesidade assiste no Pronto-socorro Municipal (PSM), localizado na Rua Luiz Belegard, s/n, Imbetiba.


Fotos Relacionadas