Ambulatório de Rua realiza ação no assentamento Osvaldo de Oliveira

09/10/2019 15:38:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

A ação contou com vacinação contra sarampo, aferição de pressão e teste de glicemia

Profissionais do programa Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Córrego do Ouro, estiveram, nesta quarta-feira (9) no assentamento Osvaldo de Oliveira (Córrego do Ouro) para uma ação junto as 63 famílias que vivem no local. Eles tiveram a oportunidade de passar por consulta médica, tomar vacina contra sarampo, aferir pressão, fazer teste de glicemia, HIV, hepatite B e C e sífilis. Houve também o fornecimento de alguns medicamentos.

O coordenador do Consultório de Rua, Luciano Bragança, explica que a intenção é de que essa ação seja realizada uma vez por mês nessas localidades onde a população tem mais dificuldade de ter acesso à saúde.

"A equipe foi composta por um médico, técnico de enfermagem, cuidadores e assistente social. A nossa intenção também é estreitar o relacionamento entre os assentados e os profissionais da Estratégia Saúde da Família, para que essas pessoas possam cuidar da sua saúde mais perto de casa", explicou.

Para Jovem dos Santos Danello, uma das responsáveis pelo setor de saúde do assentamento Osvaldo de Oliveira, a visita dos especialistas ao local atende a uma solicitação deles. "Acho muito importante possibilitar que os moradores possam ter acesso à saúde, pois tem muitas pessoas que precisam de acompanhamento, para cuidar de certas doenças como, por exemplo, a que tem diabetes", disse.

Moradora do assentamento, Elza Maria de Castro, também ressalta a importância da presença da equipe de profissionais da saúde no local. "Tenho diabetes e sempre que posso cuido da minha saúde. Vou aproveitar que eles estão aqui para medir a glicemia e tomar vacina contra sarampo. Por conta do acesso, às vezes fica difícil ir ao médico", contou.

Já Izailda de Oliveira Silva disse que o local estava precisando muito de um atendimento como esse. "Aproveitei, me vacinei e peguei medicamento para o meu neto", afirmou.

Roberto Pereira dos Santos também aprovou a iniciativa e afirmou que pretende cuidar mais da saúde.

O programa Consultório de Rua funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro, de segunda-feira a sexta-feira. Informações adicionais pelo telefone 2762-0413.


Fotos Relacionadas