Ambulatório Veterinário atende 400 animais por mês

21/08/2017 11:13:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Bruno Campos

Tratamento é ambulatorial e o serviço é gratuito

Cerca de 400 animais de pequeno porte - entre cães e gatos - são assistidos por mês no Ambulatório de Atendimento Médico Veterinário de Macaé, que fica localizado no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha. O tratamento é ambulatorial e o serviço é gratuito, voltado para a população de baixa renda. A ação é da Secretaria de Agroeconomia.

- É a primeira vez que tenho uma cadela. Ela tem apenas sete meses e eu não sabia como proceder. Aqui eu recebi os primeiros cuidados, além de orientações fundamentais para que a minha pequena Dori tenha uma vida saudável - pontuou Clesley Santos, moradora do bairro Águas Maravilhosas.

O ambulatório não oferece cirurgias, exames ou internações. As principais doenças assistidas na clínica são verminoses, sarna, doenças de carrapato e fungos, que, quando diagnosticadas, são devidamente tratadas com anti-inflamatório e antibiótico.

- Além das doenças mais comuns, detectamos uma grande ocorrência da esporotricose, uma micose que pode afetar animais e humanos, especialmente gatos. Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele, ou seja, feridas profundas, geralmente com secreção, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. A esporotricose está incluída no grupo das micoses subcutâneas. Em caso de suspeita, é importante procurar o ambulatório veterinário - destacou o coordenador do Ambulatório, Paulo Barros.

Durante os meses mais frios do ano, muitos cães adquirem cinomose (doença viral) e os filhotes de cães apresentam quadro de verminose. Já entre os gatos é comum haver problemas urinários. "Nosso atendimento é humanizado. Procuramos diminuir a dor não só do animal, mas também a dor emocional provocada no dono do animal", pontuou Paulo.

A capacidade de atendimento do ambulatório é de 15 animais no período da manhã e 15 no período da tarde. O funcionamento do ambulatório é de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira.


Fotos Relacionadas