AME realiza primeiro ato público

12/05/2005 17:16:48 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Associação Macaense de Enfermagem (AME) em parceria com a prefeitura de Macaé realizou nesta quarta-feira (12), seu primeiro ato público na Praça Veríssimo de Melo, em homenagem a semana da Enfermagem. Foram realizadas diversas atividades, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre saúde da criança e da mulher.

Segundo o presidente da AME, o enfermeiro Edilson Simões da Silva, o objetivo da Associação é integrar a enfermagem e promover educação. “Queremos ser uma referência para estes profissionais no município, promovendo cursos de aperfeiçoamento, assessoria jurídica, orientações, mas é importante lembrar que não queremos substituir o Conselho de Enfermagem”, disse.

Durante o evento os profissionais, da área também deram explicações sobre saúde mental, DST, tuberculose e hanseníase. Além disso, houve apresentações de esquetes teatrais e do grupo Mensageiros da Alegria.

Edilson falou que há uma estimativa de 1.800 profissionais que trabalham diretamente com a enfermagem, sendo 60% residentes na cidade. 40% não moram em Macaé, mas têm vínculo empregatício no município. “Dentro deste número tem os acadêmicos de enfermagem e os estudantes técnicos que poderão se associar a AME”, disse.

Ele disse também que o enfermeiro atualmente vem assumindo uma função de gerência e coordenação, já na área de programas de saúde pública realiza atividades voltadas para a prevenção, coleta de preventivo, puericultura, acompanhamento de pré-natal, entre outros.

A Associação Macaense de Enfermagem foi criada recentemente, com a prioridade de unir todo o corpo de enfermagem.