Angolanos visitam o Instituto Macaé de Metrologia

05/10/2005 18:13:55 - Jornalista: Sérgio Lopes

O vice-governador da província de Cabinda, Angola, na África, Antônio Goma, e comitiva estiveram, nesta quarta-feira (05), visitando a secretaria de Ciências e Tecnologia para conhecer às instalações do IMMT (Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia). Após conhecer os oitos laboratórios do instituto, a comitiva se reuniu com os secretários de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, demonstrando interesse em firmar parceria, para desenvolver o mesmo trabalho na região de Cabinda.

Guilherme Jordan fez uma explanação de como funciona a secretaria, mostrando os projetos desenvolvidos pelo governo como a qualificação da mão-de-obra e o Pólo Tecnológico, além de uma visão estratégica de como o petróleo beneficia o crescimento do município. “Foi uma visita importante, pois eles, conheceram as atividades praticadas pelo instituto como calibração e certificação de instrumentos e os serviços de tecnologia”, disse.

Segundo o diretor Financeiro, Luiz Guilherme, o vice-governador saiu com uma impressão positiva, vendo que Macaé avançou na qualificação profissional. “Com a concretização dessa parceria, esse intercâmbio tende a crescer, estreitando o relacionamento entre as duas cidades”, afirmou.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Gurgel, a comitiva veio com o intuito de trocar experiência com os gestores do governo. Segundo ele, foi gratificante apresentar o modelo conceitual do pólo industrial e perceber a aplicabilidade dele em Angola. “Eles entenderam o conceito praticado e o qualificaram como um sucesso, inclusive, já avaliando a possibilidade de nos convidarem a visitar seu país, para apresentarmos com mais detalhes o estudo que fizemos para Macaé”, comentou.

Impressionado com tudo, o vice-governador, Antonio Goma, disse ser a primeira vez que viu um instituto de tamanho porte. Goma se mostrou interessado no conceito dos laboratórios, dizendo ser um projeto perfeito. “Nós poderemos trabalhar em conjunto para projetarmos um em Cabinda. Creio que todas as explicações que nos foram expostas serão úteis para nós no futuro”, declarou. Após a visitar ao IMMT, a comitiva foi conhecer as instalações do Hospital Público Municipal.