Animação total no Baile de Carnaval do CAPS

01/02/2005 18:30:44 - Jornalista:

Alegria, música e muita animação foram os principais quesitos do segundo Baile de Carnaval do Centro de Atenção Psico-social, (CAPS), da Secretaria de Saúde da Macaé. A folia aconteceu ontem (01/02) na sede do programa, com direito a boi pintadinho.

O evento que faz parte do calendário oficial do programa é uma forma de integrar o grupo de usuários, fazer a reintegração com a sociedade, além do resgate cultural. De acordo com a terapeuta ocupacional da CAPS, Irene Melo todas as decisões da festa foram feitas pelos usuários, como decoração, repertório musical e fantasias.

O ponto alto da festa foi a chegada do Boi “Bebezão”, do bairro Botafogo. Segundo o representante do “Bebezão”, Diogo da Cunha Silva, sempre que podem participam dos eventos do CAPS. “No ano passado saímos nas ruas acompanhando o Bloco da Folia do CAPS e foi o maior sucesso, por onde passávamos as pessoas acenavam e acompanhavam a folia”, disse.

O Boi Bebezão foi o segundo colocado este ano no concurso de boi pintadinho promovido pela Liga Carnavalesca.

CAPS - A coordenadora Administrativa do CAPS, Maria Luiza Quaresma, explicou que o CAPS é um dispositivo de atenção diária para as pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental (psiquiátrico) grave e persistente. “A proposta é promover a inserção social destas pessoas, impedindo que vivam um circulo vicioso de isolamento e internação em hospitais psiquiátricos”, afirmou.

A unidade oferece atendimento de 8h às 18h, com oficinas terapêuticas, atendimento individual, grupo de familiares, oficinas de geração de renda, oficina de capoeira e teatro, oficina de humor, entre outros.
De acordo com o gerente do Programa de Saúde Mental, Dr. Júlio César Silveira, o trabalho é realizado através de parcerias com vários órgãos e instituições como DST/AIDS, PORTO, Conselho do Portador de Deficiência, Conselho Tutelar, Núcleo de Saúde Mental, CECCO-Horto, entre outros.

A equipe do CAPS é composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, oficineiros, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, porteiros, copeira, além de voluntários.