Antirrábica chega em mais cinco localidades

14/08/2017 10:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Vacinação será no Miramar, Nova Macaé, Aroeira e Jardim Vitória

Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde vacinam cães e gatos desta segunda-feira (14) a sexta-feira (18) nos bairros Aroeira, Miramar, Nova Macaé e Jardim Vitória. Até quarta-feira (9), foram vacinados 10.209 animais entre cães e gatos no perímetro urbano e 2.972 na região serrana.

De acordo com informações do CCZ, a meta da secretaria é vacinar 17.702 cães e 3.239 gatos. Animais a partir dos cinco meses de vida devem ser imunizados. A vacina antirrábica é a principal forma de controlar a doença, que mata tanto seres humanos quanto animais.

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos. É causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central. A transmissão acontece do animal infectado para o sadio por meio de contato da saliva, por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Em caso de mordida ou arranhão feita por animal, a recomendação é lavar bem a ferida com água e sabão ou detergente, a fim de remover a saliva; deixar o ferimento descoberto e não fazer curativo; procurar imediatamente um Centro de Saúde para tratamento preventivo da raiva, mesmo que o cão seja vacinado e se apresentar aparentemente sadio; observar rigorosamente a orientação do médico e não interromper o tratamento sem autorização.

Mais informações, entrar em contato pelo telefone: 0800 022 6461 ou pelo e-mail: ccz@yahoo.com.br .

Cronograma de vacinação:


  • Segunda-feira (14) - Morro de São Jorge - Quadra.

  • Terça-feira (15) - Aroeira - Praça Arlindo Mourão.

  • Quarta-feira (16) - Aroeira - Ciep.

  • Quinta-feira (17) - Miramar - Praça da Estação.

  • Sexta-feira (18) - Nova Macaé - Guarita.

  • Sexta-feira (18) - Jardim Vitória - descida do ponto final da Nova Macaé.


Fotos Relacionadas