Arraiá Diet movimento Centro de Referência ao Diabetes

13/07/2005 16:19:29 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os pacientes do Centro de Referência ao Diabetes (CRD) Waldelírio Bichara, da secretaria de Saúde de Macaé, tiveram uma manhã animada, nesta quarta-feira, dia 13, por conta do primeiro Arraiá Diet, onde foram realizadas diversas atividades. O evento contou com a presença da presidente da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Apoio aos Pacientes Oncológicos (Capo) e primeira dama do município, Márcia Moraes. Ela parabenizou a atuação da equipe e o incentivo do secretário de Saúde, Fernando Diogo.

- O trabalho realizado pelo CRD é muito importante para as pessoas diabéticas, pois aqui não trata só a semente, a parte física do cidadão, mas também o lado psicológico -, disse. Márcia Moraes acrescentou que a Capo tem a mesma finalidade do CRD que é, sobretudo, o resgate da auto-estima. “Estamos em fase de implantação, a procura de uma sede e também em montagem da equipe multidisciplinar”, explicou.

A primeira dama participou junto com os pacientes das atividades realizadas como dinâmica de grupo, com a assistente social do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), Maria de Lourdes. O Grupo de Teatro (Grutas) apresentou esquete, sobre práticas saudáveis como atividade física e alimentação. Os convidados e pacientes também assistiram e participaram da quadrilha do Grupo do Amor da Terceira Idade, rifas e pescaria.

Depois de gastar tantas energias todos saborearam os quitutes diets preparados pela equipe do Centro. As receitas foram passadas aos pacientes durante o mês de junho, no Projeto Cozinha Feliz.

Novidades – A coordenadora do CRD, Beth Gavazzi, aproveitou a oportunidade para anunciar novidades como o Projeto de Nutrição, uma parceria entre o Sesi/Macaé e as secretarias de Saúde e de Educação.

De acordo com Beth, o projeto visa realizar um trabalho com as merendeiras e mães de alunos para que elas sejam multiplicadoras de ações que modifiquem os hábitos alimentares de crianças e adolescentes para o controle do diabetes juvenil. Ela acrescentou que o diabetes juvenil é uma preocupação, pois há resistência por parte dos pacientes jovens em seguir uma dieta e principalmente, tomar as medicações.

O projeto está previsto para ser iniciado em setembro. As aulas serão ministradas por nutricionista, no Centro de Referência ao Diabetes.