Atenção Básica de Saúde se prepara para receber novos profissionais

23/03/2015 17:01:00 - Jornalista: Assessoria de Imprensa

Com ações que visam o melhoramento contínuo da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Macaé construiu e reformou diversas unidades nos últimos dois anos. A perspectiva para 2015 é de que o trabalho do Estratégia Saúde da Família seja ampliado com a introdução de novas equipes. A partir do dia primeiro de abril, 213 profissionais aprovados no concurso realizado em 2012, começarão atuar nos postos. Eles irão substituir os funcionários que trabalhavam em regime de contrato.

O secretário de Saúde, Pedro Reis, destaca a importância da legalidade do processo, dando legitimidade ao concurso através da convocação dos classificados, mas vê com tristeza a dispensa dos profissionais que durante anos ajudaram a construir e consolidar a Saúde da Família.



- Este momento crítico nos traz uma mistura de sentimentos: tristeza, pelos profissionais que saem e que de forma brilhante ajudaram a construção e funcionamento da assistência à saúde no município e felicidade pela oportunidade de reorganizarmos a atenção básica acertando alguns detalhes que se modificaram com o tempo -, disse.



Ele ressalta que toda mudança no início pode ser vista com certo receio e nos primeiros dias de trabalho os novos profissionais terão que se ambientar e adequar aos atendimentos à população. "Neste momento de transição a compreensão da população é fundamental, pois os serviços não podem ser suspensos", frisou.



A coordenadora da Atenção Básica, Miriam Benjamin, acrescenta que os profissionais de nível médio e superior irão participar de curso introdutório que terá início no dia sete de abril e prossegue até o mês de julho. "Como estava previsto no edital do concurso, os Agentes Comunitário de Saúde (ACS) já fizeram o curso, de caráter eliminatório. A prova foi aplicada no dia 13 de março. Todo esse treinamento faz com que o profissional esteja capacitado para atender com excelência a população", disse.