Atividades online estimulam aprendizado dos alunos

06/07/2020 10:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

Estudo em casa é orientado por professores e registra engajamento expressivo de alunos

Até o início do recesso escolar, nesta sexta-feira (10), alunos, familiares e profissionais da rede municipal prosseguem no acesso ao blog www.educacaonaopara.com com planilhas semanais e sugestões pedagógicas não presenciais para ajudar no estudo remoto. Entre as novas abordagens está "Alfa-Estudo em Casa” com ações voltadas para o aluno do 1º ano do Ensino Fundamental, etapa que possibilita a compreensão da cultura escrita e da Matemática, permitindo que o estudante se desenvolva em múltiplas formas de comunicação durante o ciclo de alfabetização.


Com 561 alunos do 1º ano 5º ano, o Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola, na Barra, apostou na aproximação da comunidade escolar junto ao “Alfa-Estudo em Casa” com destaque para habilidades básicas do ciclo de alfabetização e com roteiros para os “mediadores familiares”, orientados através dos professores.

Além do blog educacaonaopara, as diretoras Erika Rodrigues Alves e Erica Pessanha investiram no uso da plataforma virtual do Google Classroom. São oferecidos recursos como grupos no WhatsApp para cada ano de escolaridade, Facebook, entrega de livros didáticos, além de atividades impressas. "O objetivo é garantir maior alcance dos alunos matriculados”, pontuaram.

Vale lembrar que independente da escola, as atividades online do blog têm caráter complementar e são direcionadas a todos que estão matriculados na rede municipal. A plataforma exibe sugestões de atividades não presenciais para Educação Infantil, além de conteúdos para o Ensino Fundamental, Correção de Fluxo Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) e Pré-Vestibular Social, além de orientações específicas para responsáveis dos alunos da Educação Inclusiva.


Fotos Relacionadas