Ato público marca lançamento Plano Diretor de Macaé

16/05/2005 17:43:01 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé deu início oficialmente, neste sábado (14/5) aos trabalhos de construção do Plano Diretor do município. O evento foi realizado na praça Washington Luiz, com a presença do prefeito Riverton Mussi, da primeira dama Márcia Moraes, do coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet, do deputado estadual Glauco Lopes, de vereadores e secretários municipais, representantes de diversas associações de moradores e da população em geral.

- O Plano Diretor é um instrumento de gestão, de caráter jurídico que norteia e orienta o desenvolvimento futuro do município. Nós precisamos de um Plano Diretor porque Macaé cresceu e cresce diariamente, e no momento atual há uma necessidade de buscarmos opiniões da comunidade e dos segmentos produtivos e geradores de emprego e renda. Temos que juntar isso dentro de um grande documento chamado Plano Diretor – explicou Hermeto Didonet.

O prefeito, Riverton Mussi ressaltou que o município de Macaé precisa avançar com segurança e coerência.

- A comunidade tem que ser a mais interessada, porque ela é que vai viver o dia-a-dia do município. As autoridades que virão no futuro deverão seguir o que a comunidade tiver decidido no presente também. Esse folheto do Plano Diretor diz certo o que é o nosso pensamento: saber a direção certa, esse é o primeiro passo para quem quer ir longe. Sem dúvida nenhuma a nossa administração terá um passo muito maior após a implantação definitiva do Plano Diretor, disse Riverton.

O deputado estadual Glauco Lopes (PSDB) parabenizou a iniciativa do prefeito de Macaé de estar em praça pública fazendo o lançamento do Plano Diretor. A necessidade de imprimir um ritmo pelo pleno desenvolvimento de Macaé, priorizando a infra-estrutura e o direcionamento das ações, é primordial na visão do deputado, num município que cresce a passos largos.

- Em 1989 o governo Silvio Lopes também fez seu Plano Diretor e que ajudou muito os rumos de Macaé, mas depois desses anos todos, se faz necessário, novamente se fazer um novo Plano Diretor. Até porque o crescimento é muito grande. Macaé é uma cidade de grande importância para o país, é daqui sai mais de 82 % da exploração de petróleo nacional – disse Glauco, lembrando que os poderes Executivo e Legislativo estarão integrando forças pelo bem do desenvolvimento de Macaé.


Desenvolvimento sustentável

A banda do colégio municipal Acyra Gonçalves Pimentel executou o hino do município de Macaé abrindo a solenidade oficial. O coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet, ressaltou que o momento marcava o início de um grande caminho que é a construção do Plano Diretor de Macaé.

- A praça é o melhor lugar, onde as pessoas se encontram, trocam idéias e onde elas convivem, e a convivência induz a raciocinar sobre o coletivo e a qualidade de vida, sobre a presença da pessoa no contexto de uma cidade. Iniciamos os trabalhos de construir o novo Plano Diretor, pensando no município como um todo e ainda na interface desse município com os demais – informou Didonet.

Grande papel no nível regional e na nação brasileira, com características específicas de grande produtor nacional de petróleo, Macaé necessita, segundo o coordenador do Plano Diretor, crescer com desenvolvimento sustentável, tanto nas questões ambientais, como inserindo a pessoa dentro desse contexto.

- Nós temos complicadores, na mobilidade urbana, no crescimento dos espaços de moradia e na necessidade da criação do emprego e renda. Todos esses são componentes que fazem com que o município de Macaé hoje necessita de um novo marco regulatório, de crescimento, que se estabeleça através de uma Lei, continuou.

Buscar um caminho novo, sem esquecer as raízes é uma das preocupações do coordenador do Plano Diretor e que deve ser levada em conta na elaboração dessa nova Lei. Uma tarefa árdua, mas uma tarefa estimulante que envolverá todo o município de Macaé. Hermeto lembrou também que agora estava sendo iniciado o processo participativo:

- Nós temos uma base de dados que foi trabalhada durante esses últimos dois, três meses, um levantamento de tudo o que se fez e o que está sendo feito no município até esse momento. Passamos agora a iniciar o processo participativo, coletivo, necessário para a construção do Plano Diretor.