Atuação da Secretaria de Saúde é destaque em simpósio internacional

2019-04-03 11:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Compartilhe:  
uma mulher segurando um criança e uma pessoas com uma seringa na mão para aplicar na perna da criança
Foto: Luís Gustavo Malheiros
Vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) faz parte do calendário de vacinação

A Secretaria de Saúde de Macaé apresentou experiência exitosa durante o 9º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde (ENFCUIDAR) e 2º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde. O trabalho relatou a ação desenvolvida pela equipe de Vigilância em Saúde no surgimento do primeiro caso suspeito de sarampo no município, no ano de 2018.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, a ação envolveu diversos atores e serviços, pois a medida adotada no caso foi o bloqueio vacinal dos contatos com a pessoa suspeita de sarampo.

Ela conta que a Vigilância Epidemiológica do município recebeu da Secretaria Estadual de Saúde a informação de um caso suspeito de sarampo. O paciente residente no Rio de Janeiro veio para cidade para trabalhar em uma plataforma e o mesmo informou ter vindo de férias de Manaus (AM) e não possuía histórico vacinal.

"Foi uma corrida contra o tempo, pois ficou sob a responsabilidade do município realizar os procedimentos relacionados ao bloqueio dos contatos, que deveria ser efetuado em até 72h. O mesmo teve contato com 34 pessoas e a Vigilância Epidemiológica teve que fazer a busca de todos, tanto da embarcação quanto da aeronave", disse.

Após a busca, todos que possuíam indicação foram vacinados e o município acompanhou o encerramento do caso. "A avaliação da Vigilância em Saúde com as equipes da Epidemiologia e Imunização aponta o trabalho relevante do enfermeiro na articulação entre os diversos serviços, públicos e privados, e a necessidade da comunicação ágil e efetiva", frisou.

O trabalho "O desembarque de um caso suspeito de sarampo - a experiência do município de Macaé" foi desenvolvido pelas enfermeiras Daniela Bastos, Liciane Furtado, Ana Paula Dal Cin e Luciana Santos.

No mesmo evento, a equipe da Secretaria de Saúde apresentou outro trabalho com a temática que trata "O perfil epidemiológico das arboviroses do município de Macaé". No documento é abordado o surgimento de novos agentes patológicos e o retorno de doenças que se considerava sob controle e que hoje são identificadas como um dos grandes desafios de Saúde Pública, não somente no Brasil, mas no mundo.

Para Daniela, vale destacar que os profissionais de saúde devem fazer uma avaliação permanente dos dados e indicadores relacionados ao agravo destas doenças, através de um diagnóstico situacional, que possa subsidiar o planejamento das ações necessárias.

"A análise dos dados mostrou que as arboviroses são um desafio para os profissionais, serviços e academia já que as causas das doenças são múltiplas como infraestrutura urbana, fatores ambientais, econômicos, sociais, dentre outros", observou Daniela.

A temática "O perfil epidemiológico das arboviroses do município de Macaé" foi desenvolvida pelas enfermeiras Daniela Bastos, Liciane Furtado, Ana Paula Dal Cin, Martha Quitéria Aded e a bióloga Franci Barros.

Evento

O 9º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde (ENFCUIDAR) e 2º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde foi organizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Participaram do evento enfermeiros e profissionais da saúde que atuam na atenção básica, gestão, rede hospitalar e educação, estudantes de nível técnico, de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu da área de enfermagem, bem como profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu e lato sensu das áreas de educação e das ciências da saúde.

Busca

Acesso Rápido

Destaque