Autismo é tema de Fórum Permanente de Saúde Mental

19/02/2020 11:52:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Rui Porto Filho

Evento reuniu profissionais da saúde no CCL

Para capacitar profissionais da rede municipal, a Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (19), o Fórum Permanente e Intersetorial de Saúde Mental 2020. O encontro, realizado no auditório do Centro Cultural do Legislativo, discutiu o tema “Autismo em tradução: uma conversa intercultural sobre condições do espectro autista”. O evento contou, ainda, com apresentação do projeto “Contos e Cantos”.

O tema da palestra é título do livro da antropóloga e psicóloga Clarice Rios, que palestrou no encontro, e Elizabeth Fein. O debate contou, também, com a participação do psiquiatra Rossano Cabral e a psicóloga Bárbara Fonseca.

O livro inclui artigos de nomes importantes no campo do autismo. Ele insiste em desestabilizar tradições que privilegiam discursos clínicos/científicos ao invés de estéticos e fenomenológicos. Além disso, questiona a tendência nos estudos sobre saúde global. Outra questão é a ciência social crítica, a epidemiologia e as políticas públicas sem deixar de atentar para o modo como a experiência vivida pode ir além de categorias diagnósticas e discursos normativos.

A coordenadora de Saúde Mental, Maria do Carmo Hubmeir Stroligo, tem o objetivo de proporcionar a discussão e integração em rede do Programa de Saúde Mental de Macaé, com os demais setores do município. “O fórum busca promover o debate sobre diversos temas, por meio de uma educação permanente”, frisou.

A ideia é capacitar os profissionais e, ainda, aproximar parceiros como Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Cultura, Esportes, além do Conselho Tutelar, Conselho de Saúde, Judiciário e Defensoria.

O encontro, uma iniciativa do Programa de Saúde Mental, tem periodicidade bimestral, destinado aos profissionais, usuários e familiares.


Fotos Relacionadas