Auto de Natal promove confraternização entre idosos

06/12/2018 17:23:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Apresentação de teatro e dança fizeram parte da programação

Na tarde desta quinta-feira (6), o auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI) realizou um Auto de Natal com exibição de dança sênior e apresentação de peça de teatro. Ambas as atividades foram feitas pelos idosos do CCI e mostradas para um público constituído de pessoas acima dos 60 anos de idade.

Segundo a coordenadora do CCI, Mariléa Ramos, a importância desse evento tradicional é que, além de promover a confraternização, reflete um encontro familiar, no qual atores, dançarinos e plateia experimentam momentos de reflexão, gratidão, amor, doação e união. “Tudo isso também é vivenciado nesta época natalina entre os 500 idosos que frequentam o CCI e a equipe que atende a eles”, informa ela.

Na quarta-feira (12), um café da manhã para todos os componentes do CCI será mais uma oportunidade de confraternização. Sempre há atividades promovidas pela equipe durante o ano. Por exemplo, ações culturais e de entretenimento, em períodos como Carnaval, festas juninas e outros. “Agora, no Natal não poderia ser diferente”, afirma Mariléa.

Teatro

Cinco atrizes e um ator, com idades que variam entre 68 e 80 anos, organizaram a apresentação teatral, exibida nesta quinta-feira (6). A peça não contou com texto falado, o que exigiu deles expressão corporal e facial. A apresentação constituiu-se de quatro atos: "Apocalipse"; "O primeiro milagre do menino Jesus"; "A chegada do povo para o nascimento do Cristo" e "A formação do Presépio". A exibição durou 20 minutos e teve narrativa gravada pelo senhor João Batista.

Para Maria do Socorro de Lima, de 72 anos, o teatro mudou sua mente, que passou a ocupar-se mais com atividades culturais. Isso a ajudou, inclusive, a ter mais paciência. Já Nicanor Antunes, de 70 anos, disse que o Auto de Natal desse ano é importante porque além de lembrar a história e referir-se a Jesus, promoveu muita emoção no público e no elenco.

O professor de teatro, produtor e diretor foi o ator Pedro Medeiros e Alda Verônica foi a figurinista da apresentação teatral. No dia 20 de dezembro, o Auto de Natal será atração na Casa do Idoso (Imbetiba).

Dança Sênior

O Auto de Natal contou também com a participação de 12 dançarinos, com idades acima dos 60 anos: foi a Dança Sênior, uma atividade que está sempre presente nas apresentações do CCI. Na oportunidade desta quinta-feira (6), o grupo apresentou as músicas "Pinheirinho de Natal" e "Dança com Velas".

De acordo com o aposentado Helio Santos, de 67 anos, a prática trouxe a todos os integrantes momentos de prazer. "As aulas proporcionam ainda novas amizades". A companheira dele, Shirley Dias, de 62 anos, ressaltou que a atividade leva a exercícios que movimentam o corpo. "A mente e a memória passam a ter mais saúde", justifica ela.

O encontro contou ainda com a participação de 12 estagiários do Instituto Politécnico de Ensino (IPE) que atuaram no local realizando serviços de educação e prevenção à diabetes e hipertensão, beneficiando dezenas de idosos com aferição de pressão arterial e glicose.