Avança discussão para implantação do curso de medicina da Uenf em Macaé

02/12/2005 17:36:20 - Jornalista: Janira Braga e Genimarta Oliveira

O prefeito Riverton Mussi se reuniu nesta sexta-feira (2), no gabinete, com a pró-reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Lilian Bahia de Oliveira, para avançar no processo de discussão da implantação do curso de medicina da Uenf em Macaé. A próxima etapa é dar continuidade ao estudo de viabilidade, com novas estratégias que vão pontuar as ações do projeto.

Segundo a pró-reitora, a primeira fase do estudo de viabilidade começou após encontro do prefeito Riverton com o reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho, ocorrido dia 28 de dezembro do ano passado. “Nesta primeira fase, fizemos a descrição do cenário e proposição de estratégia”, explicou, acrescentando que a Uenf fará também a viabilidade da proposta acadêmica, analisando vagas, pessoas habilitadas a prestar concurso público.

Dentro da primeira etapa, foi realizada também a identificação de profissionais médicos especialistas na estrutura de escolas médicas; foi criado o Centro de Estudos com CNPJ no Hospital Público Municipal (HPM); realizada uma visita dos representantes da Uenf, da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e do HPM à Escola Nacional de Saúde Pública e oficina para identificação de demandas de cursos.

O HPM está preparando seus profissionais para trabalharem como professores no possível curso de Medicina da Uenf em Macaé. O primeiro passo para a formação dos profissionais foi a realização, no mês passado, da Oficina de Planejamento para organização de um programa na área de gestão Hospitalar. O objetivo foi levantar as demandas dos cursos de pós-graduação e mestrado, que serão dados pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fiocruz. “O curso deve começar em breve, e deverá ser feito no esquema de ensino à distância”, explicou o diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior. A Fiocruz, ligada ao Ministério da Saúde, é uma das instituições mais respeitadas no país na área de pesquisa de ponta em saúde. A Funemac também está engajada neste processo.

O prefeito Riverton comentou que vai continuar empenhado em trazer a faculdade de medicina para Macaé por acreditar que investindo na educação, o município gera capacitação profissional e desenvolvimento econômico. “O Complexo Universitário, que está em construção em anexo à Linha Verde, terá toda a infra-estrutura para abrigar o curso de medicina”, comentou.

O Estado do Rio de Janeiro possui apenas quatro faculdades públicas de medicina, três no Rio e uma em Niterói, além de 12 privadas. “Se for concretizado o projeto para Macaé, será uma conquista do povo”, disse a pró-reitora.