Avança discussão para retirada da malha ferroviária do Centro

12/08/2005 18:40:18 - Jornalista: Janira Braga

O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC), Jorge Tavares Siqueira e o secretário de Governo, André Braga, se reuniram na tarde desta sexta-feira (12), com o vereador Maxwell Vaz, na prefeitura, para discutir a transposição da malha ferroviária dos bairros centrais de Macaé. O projeto do município inclui a transferência da linha férrea e do pátio de manobras para outra área, fora do Centro.

- Estamos somando esforços para uma causa comum. Nosso projeto é a transposição da linha férrea e do pátio de manobras. O pátio oferece a maior situação de risco porque é uma área de grande concentração demográfica e a linha do trem apresenta outros graves riscos para a população, como os acidentes nas passagens de nível – destacou André Braga.

O presidente do FUMDEC informou que está em processo de licitação a contratação de uma empresa para a elaboração do estudo de viabilidade técnica e econômica para a transposição da malha ferroviária. “A linha do trem que corta o Centro da cidade e o pátio de manobras atrapalham o crescimento urbano da cidade”, afirmou Siqueira. Ele lembrou que o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), a rede ferroviária, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Petrobras estão inseridas no processo de discussão.

- Existe um consenso do Dnit e da rede ferroviária da necessidade da transposição da malha. Já conversamos com o Ministro dos Transportes para que a União possa ser parceira – afirmou Siqueira.

INSEGURANÇA - De acordo com Maxwell Vaz, que é técnico na área de segurança industrial, um milhão e 200 mil litros de óleo diesel transitam em 20 vagões diariamente pela linha férrea, com manobras no pátio da malha, localizado na Avenida Fábio Franco, margeando a Linha Vermelha, no trecho entre o supermercado ABC e a antiga estação ferroviária.

- Esses vagões carregados de óleo oferecem risco à população porque encontram-se fora dos parâmetros de segurança – disparou o vereador, destacando que fez uma indicação na Câmara para a desapropriação da área do pátio de manobras.

A Câmara já aprovou o projeto de lei do vereador que proíbe o estacionamento de vagões contendo produtos combustíveis por período superior a uma hora no perímetro urbano do município. De acordo com o projeto de Maxwell, fica proibida a manobra de vagões das 6h30min às 7h30min, 12 às 13 horas e das 17 às 18 horas. O vereador vai coordenar a Câmara Técnica de Mobilidade Urbana do Plano Diretor, onde será incluída a discussão sobre o sistema viário.

O município vai pleitear junto ao Ministério dos Transportes uma verba no Orçamento Geral da União do próximo ano para o projeto. No final de março, o prefeito Riverton Mussi, técnicos do Dnit, da rede ferroviária e da FCA realizaram uma inspeção técnica ao longo dos 20 quilômetros de linha férrea que cortam o município para fazer o reconhecimento do tráfego ferroviário. A partir daí, foi intensificado o processo para agilizar a transferência da linha do trem e do pátio de manobras do Centro.