Baile da Primavera leva alegria aos idosos da Guarda Sênior

26/09/2019 15:32:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão

A festa contou com a participação de cerca de 250 idosos integrantes do Programa Guarda Sênior

"A Guarda Sênior é a minha família. É sinônimo de trabalho, amizade e alegria. Sou grata e feliz demais por participar desse projeto que me tirou de casa e me ofereceu uma nova forma de enxergar a vida", destacou Maria das Graças Ribeiro (70), durante o Baile da Primavera, nesta quinta-feira (26), na Rinha das Artes. A festa contou com a participação de cerca de 250 idosos integrantes do Programa Guarda Sênior, desenvolvido pela secretaria de Ordem Pública com o objetivo de promover autoestima, integração e alegria.

Com o tema "Pedras Preciosa de Deus", a programação contou com peça teatral, desfile, lanche e dança. De acordo com Raquel Giri, coordenadora dos Programas Sociais da Ordem Pública, o principal objetivo foi a integração.

"Primavera é renascimento, é momento de recomeçar. Encontros como esse promovem momentos de diversão e bem-estar aos idosos do projeto. É o momento deles interagirem uns com os outros. É uma confraternização", destacou Raquel.

O secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira, ressaltou a importância de encontros como esse aos idosos do projeto. "Os integrantes transmitem uma alegria que contagia. É gratificante estar aqui e participar dessa confraternização que é toda dedicada a eles", pontuou Daniel Bandeira.

Guarda Sênior

O Programa Guarda Sênior foi implantando com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais.

O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de ir para as ruas, os aprovados no programa passaram por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física.

O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal e viagens fazem parte do dia a dia dos agentes da Guarda Sênior.

Critérios para participar do programa

Para participar do programa, além de ter acima de 60 anos, os idosos não podem ser aposentados por invalidez. Existe um cadastro reserva, no qual os interessados podem se inscrever na sede da Guarda, localizada na Avenida Gastão Henrique Schuller, s/n, Botafogo, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar e comprovante de residência.


Fotos Relacionadas