Baile de Carnaval da guarda sênior leva alegria à praça

08/02/2018 19:17:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Cerca de 100 idosos participaram do evento na praça Veríssimo de Melo

Animação e alegria foram os ingredientes do Baile de Carnaval da Guarda Sênior, nesta tarde de quinta-feira (8), na praça Veríssimo de Melo. O local contou com a participação de cerca de 100 idosos integrantes do Programa Guarda Sênior, desenvolvido pela secretaria de Ordem Pública. No evento houve apresentação do projeto "A Arte de Sambar", cujos integrantes ensinaram passos da dança aos participantes do evento.

O ponto alto da festa foi o desfile e coroação do rei e da rainha sênior, além do concurso da musa da guarda Sênior do Carnaval 2018. A programação da festa também contou com mostra da Oficina de Canto do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi).

Para Oscar Quintanilha (73), o evento foi relaxante. "Promoveu uma felicidade que não tem preço", disse. Já Moacir Siqueira (69) afirmou que a atividade rompia com a rotina: "é melhor que ficar em casa assistindo televisão".

A guarda sênior Clélia Moraes (79) disse que o baile era acolhedor. "Gera elevada alta-estima, descontração e alegria, além de sobrevida para os idosos".

Já Maria de Lourdes Azevedo (78) afirmou que é muito feliz como guarda sênior: "Não sei viver sem essa atividade", completou.

Para o coordenador do evento e da guarda, Carlos Rodrigues, com o baile, os membros do órgão público tiveram momentos de diversão e bem-estar, numa atividade que resgatou os carnavais antigos. "Eles também transmitem muita alegria", testemunha. O evento foi organizado pela secretaria de Ordem Pública, da Prefeitura de Macaé, por meio da Guarda Sênior.

Campanha do Ceam

Com um trabalho voltado para a cidadania feminina, através do enfrentamento à violência contra a mulher, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, lançou, durante o baile da Guarda Sênior, campanha de conscientização contra o assedio à mulher no Carnaval. Orientações e folhetos explicativos com frases como “Minha folia, minhas regras" e “Todos juntos por um Carnaval sem assédio” foram disseminados na praça para os foliões.

As mulheres que se sentirem violadas podem fazer as denúncias pelo telefone 180 ou podem acionar a Patrulha Maria da Penha pelos telefones 0800 282 2108, (22) 99707-2085 e (22) 2796-1328, que funcionam 24 horas. Também podem procurar o Ceam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua São João, número 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal).

Mobilidade Urbana

Dez profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana também participaram do evento orientando os idosos sobre como fazer para obter licença para estacionamento gratuito nas ruas de Macaé.