Banda de Tambores Renato Martins abre projeto Bandas Escolares na Praça

12/08/2005 17:01:16 - Jornalista: Cesar Dussac

A Banda de Tambores da Escola Renato Martins, da Ajuda, abriu nesta quinta-feira (11) às 19h, o Projeto Bandas Escolares na Praça, na Veríssimo de Mello. O projeto acontece toda quinta-feira. As próximas bandas que vão se apresenta são a Banda de Tambores Professora Maria Isabel D Simão (COMIDS), e a Banda de Tambores Aroeira (COMAR). A secretária de Educação, Milmar Pinheiro, a sub-secretária Leda Vieira e assessoras da Secretaria assistiram com entusiasmo à apresentação da primeira banda.

Milmar confessou que é uma entusiasta da apresentação das bandas escolares. “O município deve fazer todo o possível para manter nossa juventude em projetos após as aulas. Quanto às bandas, acima de tudo, suas atividades exigem disciplina e desenvolvem o trabalho em grupo”, enfatizou. A secretária ainda ressaltou que as apresentações em praça pública, além de brindarem a população, elevam a auto-estima dos alunos.

Recebida com muitos aplausos, a Renato Martins fez evoluções e desfilou na praça, executando dobrados, músicas folclóricas e temas de filmes famosos em todo o mundo, como “Missão Impossível”. As balizas, Sandy Gomes, de 10 anos, e Ynara de Oliveira, de 5 anos, realizaram belíssimo trabalho. A performance da pequenina cativou a todos.

A diretora da Escola, professora Ligia Ferraz, contou um pouco da recente história da banda. “A Renato Martins era um antigo sonho da comunidade. Foi fundada no final de 2003, e fez sua primeira apresentação em 2004, durante o desfile da festa de aniversário da cidade. Hoje, com o apoio da secretária Milmar, abre as apresentações do projeto. A comunidade da Ajuda está muito feliz”, finalizou.

A presidente da Associação dos Feirantes da Agroindústria de Macaé, Maria Célia Garcia Gomes, aplaude com entusiasmo o projeto. “Agradeço à prefeitura e à secretária Milmar, a criação desse projeto. O público amigo da feirinha foi premiado com a apresentação dessa maravilhosa banda da Ajuda. Certamente, a partir de agora, o público tem mais um atrativo para vir aqui às quintas-feiras”, afirmou.

O coordenador das bandas escolares municipais, Joel Andrade Dias, descreveu os setores da Banda. “A Renato Martins tem uma linha de frente com 20 figurantes, que apresenta a coreografia criada por Rafael Braga, da 7ª série. A percussão tem 22 componentes, com atabaques, bumbos, quadritom, bateria, caixa americana, pandeirolas. A parte musical tem 28 integrantes com escaletas e liras. Os maestros são Henrique da Conceição e Sérgio Moura”, concluiu.