'Benê Lá' promove arrecadação de cobertores e agasalhos

21/06/2016 09:45:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Doações podem ser feitas nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (22), a partir das 17 horas, tem "Benê Lá" na Praça Jorge Marins, porta de entrada do Mercado Municipal de Peixes, com diversas vertentes artísticas e culturais. Haverá apresentação do grupo de choro da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), do cantor e compositor Ricardo Badaró e poesia, homenageando o flautista e compositor macaense Benedito Lacerda, que em 2016 completaria 113 anos de nascimento.

Nesta edição, a novidade será a arrecadação de agasalhos e outros itens que protegem do frio para serem destinados às pessoas em situação de rua que estão sendo acolhidas pela secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, no abrigo emergencial que funciona por 24 horas no antigo Clube Ipiranga.

O projeto da Fundação Macaé de Cultura (FMC) conta com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, de Educação e da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab) e também oportuniza aos frequentadores, que são atraídos pela boa música, degustar de comidas típicas de frutos do mar e visualizar artesanatos dispostos em barraquinhas.

Samba-choro - O grupo de choro da Emart, formado por alunos de cavaquinho, percussão, canto e violão, irá prestar homenagem a Benedito Lacerda, interpretando clássicos do choro. Já o ator e jornalista Helder Santana fará uma performance também em homenagem ao compositor macaense.

O Benê - O músico e compositor Benedito Lacerda é um dos mais famosos flautistas que inovou a música brasileira. Nasceu em março de 1903, em Macaé, mas foi criado no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro. Muito cedo conheceu Noel Rosa e Ismael Silva, entre outros sambistas. Já adulto, participou da banda do Corpo de Bombeiros, como flautista e depois foi tocar com o grupo regional Boêmios da Cidade, acompanhando, inclusive, a americana Josephine Baker, em turnê pelo Brasil. A dupla Benedito Lacerda e Pixinguinha empreendeu cerca de 40 gravações mais as edições de músicas e lançamentos de álbuns de partituras. Benedito Lacerda morreu em um domingo de Carnaval, em 1953.

A presidente da FMC, Tânia Jardim, disse que além de democratizar o acesso à cultura, oportunizando às pessoas tardes calorosas de choro e poesia, a Fundação, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, se integra na luta em prol da população em situação de rua neste período de inverno. "Por isso, pretendemos arrecadar neste evento agasalhos, cobertas e outros itens de frio para serem doados às pessoas em situação de rua que estão sendo abrigadas emergencialmente ", acentuou.

Os interessados em doar agasalhos podem entregar no Clube Ipiranga, no horário de funcionamento, localizado à Avenida Presidente Sodré, 22, no Centro ou entrar em contato com o coordenador do abrigo, Charles Cezar, pelo telefone (22) 99987-3601.