Blitz da Secretaria de Transporte apreende vans e ônibus em condições irregulares

11/08/2005 18:04:23 - Jornalista: Cesar Dussac

A equipe de fiscalização da Secretaria de Transporte apreendeu na manhã de quinta-feira (11) duas vans da COOPCA – Cooperativa Casimiro de Abreu - que recolhiam passageiros em local não permitido, descumprindo acordo assinado pelos presidentes das cooperativas que fazem o transporte municipal e intermunicipal.

Segundo o secretário de Transportes Fernando Magalhães, conforme o acordo, a partir de 11 de agosto, as vans intermunicipais que vêm do sentido Rio das Ostras- Macaé não poderiam mais recolher passageiros a partir do terminal do Parque dos Tubos. “Para que não houvesse dúvidas, o compromisso dos presidentes das cooperativas com a Secretaria foi feito por escrito, com a assinatura de todos. Eles ficaram com a obrigação de passar as informações para seus cooperados”, afirmou o secretário.

Fernando tornou a lembrar que as punições são: advertência, na primeira vez; multa na segunda vez . É o caso da van placa GRS 1071, que pagou multa de 1000 URVs, em obediência à Lei Municipal, hoje no valor de R$1.709, e a reincidência será a perda de permissão para trafegar no município.

Segundo o secretário, o ônibus de uma empresa de Macaé foi apreendido por estar em péssimas condições de utilização. “O veículo, que faz a linha Lagomar-Cavaleiros, quebrou em via pública, em frente à galeria Macaé Fashion, às 05h30min. Às 07h30min foi rebocado até o pátio da Guarda Municipal”, conta Fernando.

O secretário acrescentou que, no dia primeiro deste mês, a Secretaria expediu uma notificação ao condutor do veículo, para que fosse apresentada à direção da empresa, impedindo a circulação do ônibus, devido às péssimas condições e a uma inscrição “estranha”, gravada em seu interior, que pode ser lida do lado de fora. “Ao ser apreendido nesta quinta-feira (11), o ônibus continuava com a mesma inscrição”, ressaltou Fernando.

O motorista Ailton Gomes e o cobrador Uilson Pinto afirmam que desconhecem o significado da inscrição. A direção da empresa também diz que desconhece o caráter da inscrição, e que só hoje tomou conhecimento do fato, além de garantir que serão tomadas as providências cabíveis.