Bolsa Escola: alunos contemplados já têm aulas de inglês

02/06/2020 16:21:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Acesse a lista dos contemplados

Vinte e três alunos beneficiários do programa "Bolsa Escola" foram contemplados, durante o quarto bimestre letivo de 2019, com o curso de inglês gratuito Insight Online, uma ação da empresa American Insight, que fez parte do Programa Startup Macaé. A lista dos contemplados pode ser acessada aqui. As aulas virtuais começaram na última segunda-feira (1º de junho) e seguem até o dia 1º de setembro. O "Bolsa Escola" foi suspenso temporariamente em função da interrupção das aulas, por conta do por conta do Covid-19. O programa prevê o pagamento do benefício de R$ 600 aos alunos que apresentam o melhor desempenho no bimestre letivo.

O curso de inglês virtual atende estudantes do 6º ao 9º anos e da Educação de Jovens Adultos (EJA) que apresentaram o melhor desempenho no último bimestre letivo e que mostraram interesse. Eles foram devidamente identificados pela Secretaria de Educação. O acesso é personalizado e o link específico do curso já foi enviado por e-mail. O objetivo da equipe organizadora é empoderar os alunos com conhecimentos da língua mais falada no mundo para contribuir com formação profissional, escolar ou outros objetivos de aprendizagem.

A idealização do curso é fruto da conexão entre empresas, universidade e governo, tendo em vista que o Programa Startup está criando espaços de diálogo e interações que resultam no desenvolvimento de novas tecnologias e negócios. Durante quatro meses, os estudantes vão participar do módulo básico Let's get started, com aulas dinâmicas e interativas que vão permitir acesso a ebooks, com destaque a várias situações, além de vocabulário e gramática desejáveis. Também será disponibilizado futuramente um modo de realidade virtual com simulações reais, que podem ser vivenciadas fora do Brasil com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning. No final do curso os alunos serão certificados pela plataforma.

Inovação no cotidiano macaense

O secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Lopes da Silva, observa que essa iniciativa é um dos resultados esperados do Programa Startup Macaé. "Quando novas tecnologias passam a ser desenvolvidas na cidade e incorporadas pela sociedade, inicia-se um ciclo virtuoso de aprendizado e criação de novos conhecimentos. Ainda que de forma embrionária, a inovação já começa a fazer parte do cotidiano macaense, com várias startups despontando. Essa interface com alunos da rede municipal irá contribuir para formação de uma geração mais capacitada, inserida tecnologicamente e empreendedora. O programa está criando espaços de diálogo e interações que resultam na criação de novas tecnologias e negócios", afirma.

Para atender os alunos, a Secretaria de Educação entrou em contato com os pais e responsáveis dos beneficiários do quarto bimestre. "Esta comunicação foi fundamental para pontuarmos os alunos que realmente desejavam fazer o curso. As vagas dos que não quiseram frequentar o curso foram ocupadas por alguns estudantes de bimestres anteriores interessados. Além do auxílio, o programa tem como finalidade atender em outras questões. No fim do ano passado, os contemplados foram para sessão de cinema gratuita e agora surgiu o curso de Inglês", lembra a Coordenadora de Avaliação Institucional da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica, Larissa Rodrigues.

Já o diretor executivo (CEO) da empresa, Thiago Lopes, elogia a conexão com o Programa Startup Macaé. "Este é um jeito de devolvermos para a comunidade parte do que aprendemos, de forma primorosa, durante o ciclo de capacitação do Startup Macaé, que mudou a nossa vida. Esta é a nossa forma de ajudar durante a pandemia, empoderando os alunos com o melhor que temos. Com isso, nosso setor de Responsabilidade Social chamado 'American Insight Cares' atuou com a proposta de melhorar a comunidade ao nosso redor", observa.

A Startup é um programa da Prefeitura de Macaé, em parceria com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios-UFRJ). A iniciativa possibilita a conexão de ideias, demandas e iniciativas empreendedoras, onde as startups recebem apoio para desenvolvimento de soluções inovadoras. O programa oferece ainda capacitações e treinamentos abertos à população, além de mentorias e espaço de coworking para os projetos residentes. A sede funciona na Avenida Nossa Senhora da Gloria, 2975, Cavaleiros.